ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Câmara deve votar em agosto lei que renegocia dívida dos estados

Anny Malagolini | 27/07/2016 08:45

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016, que trata da renegociação da dívida dos Estados e Distrito Federal com a União e altera dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, e que ainda prevê uma série de cortes de investimentos em todos os setores do poder público, será votada pelo congresso federal em agosto. A dívida de Mato Grosso do Sul com a União atualmente é de R$ 7 bilhões.

A medida do governo federal foi encaminhada ao Congresso Federal em março, mas diferentemente de outros projetos, os trâmites da proposta teve rápido andamento e deve passar pelo congresso federal em breve, o que mostra a determinação do governo federal em ser aprovado.

A proposta central permite que estados celebrem aditivos nos contratos de refinanciamento da dívida com a União prevendo o alongamento do prazo de pagamento por mais 20 anos. Dessa maneira, a União fica autorizada a receber bens, direitos e participações acionárias em sociedades pertencentes aos estados para futura alienação ou privatização, destinando os valores de venda para a redução da parcela principal da prestação mensal.

O projeto também contém elementos que estabelecem e alteram limites para as despesas públicas, em especial, para as despesas com pessoal nos entes da administração pública. Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal, que permite alongar o prazo de pagamento das dívidas dos estados e do Distrito Federal para com a União e reduzir o valor das parcelas, condicionadas à adoção de contrapartidas de controle dos gastos.

Para a Defensoria Pública do Estado, o impacto do projeto seria a redução dos gastos com pessoal de até 2% para até 0,7%. O índice se aprovado, implica na demissão de 4/5 dos defensores públicos do Estado num período de até 10 anos.

Nos siga no Google Notícias