ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Campo Grande registra maior inflação dos últimos 12 meses entre as capitais

Variação em junho foi de 0,66%, puxada pela alta da energia elétrica

Gabriel Neris | 08/07/2021 10:14
Torre de transmissão de energia em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Torre de transmissão de energia em Campo Grande (Foto: Arquivo)

A inflação de Campo Grande fechou os seis primeiros meses do ano em 4,58%, puxada principalmente pela alta da energia elétrica, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Levando em consideração os últimos 12 meses, a inflação é de 11,38%, a maior entre as capitais pesquisadas, e acima dos 8,35% registrados no País.

Em relação ao mês de junho, a variação do IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo) foi de 0,66%, também acima da média nacional, que ficou em 0,53%.

A energia elétrica tem sido a maior vilã para o bolso do campo-grandense. A variação mensal do grupo habitação foi de 1,30%, mas no acumulado do ano são 6,69% (confira o quadro abaixo).

Inflação de Campo Grande divulgada nesta quinta-feira (Arte: IBGE)
Inflação de Campo Grande divulgada nesta quinta-feira (Arte: IBGE)

Também apresentaram inflação os grupos alimentação e bebidas, transportes, saúde e cuidados pessoais, educação e comunicação. Vestuário e despesas pessoais tiveram deflação no sexto mês do ano. O IPCA aponta variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários-mínimos.

Já o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) apresentou variação de 0,65% em junho. O acumulado do ano está em 4,60% e dos últimos 12 meses em 12,45%, o segundo mais alto do País, abaixo apenas de Rio Branco. O INPC verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos.

Nos siga no Google Notícias