ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Campo Grande tem menor inflação para janeiro nos últimos 25 anos

As altas dos índices em habitação, alimentação e despesas pessoais foram os grandes responsáveis pelo aumento da inflação

Viviane Oliveira | 14/02/2019 12:18
Botijão de gás foi um dos vilões da inflação (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Botijão de gás foi um dos vilões da inflação (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Campo Grande fechou janeiro com inflação de 0,24%, o menor índice registrado para o primeiro mês do ano nos últimos 25 anos, desde o início da série histórica do plano real. Os dados IPC/CG (Índice de Preços ao Consumidor da Capital) foram divulgados hoje pelo Nepes (Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais) da Uniderp.

Segundo o coordenador do estudo, Celso Correia de Souza, as altas dos índices em habitação, alimentação e despesas pessoais foram os grandes responsáveis pelo aumento da inflação em Campo Grande. O grupo habitação, teve aumento de preços de dois produtos influenciados pelo governo, como taxa de água e esgoto e botijão de gás.

Os grupos transportes e vestuário foram os principais que seguraram a inflação, pois, tiveram altas deflações em seus índices (-0,96% e -1,97%, respectivamente). Essa nova política de preços da Petrobrás tem feito cair os preços dos combustíveis, principalmente, gasolina e diesel.

A inflação acumulada nos últimos doze meses está em 3,69%, abaixo da meta inflacionária do CNM (Conselho Monetário Nacional) para o país no ano de 2019, cujo centro da meta é de inflação de 4,25%. "A estabilidade do dólar, em torno de R$ 3,70, com tendência de queda, pode continuar trazendo alívio para a economia brasileira, pois, deixará de impactar a inflação com aumentos dos preços de produtos importados como trigo, máquinas de alta precisão, eletroeletrônicos e gasolina", explicou Celso. 

Os fatores que ajudaram na redução da inflação neste ano são nível de desemprego, os juros praticados na economia e o alto nível de endividamento da população, fazendo com que haja queda de consumo.

Vilões e mocinhos - Os dez “vilões” da inflação em janeiro são: taxa de esgoto/água (7,84%), botijão de gás (5,33%), mensalidade de clube (2,99%), aluguel em apartamento (0,63%), cenoura (49,89%), contrafilé (6,09%), alcatra (2,78%), feijão (7,30%), sapato masculino (5,62%), sabonete (4,67). Já os dez itens que ficaram mais baratos são: gasolina (-2,71%), tomate (-21,92%) patinho (-6,22%) e participação de -0,04%, calça masculina (-7,37%), arroz, com baixa (-3,46%), ovos (-13,31%), cabeleireiro (corte e pintura) (-2,13%), batata ( -8,03%), diesel (-0,68%), sapato feminino (-4,49%).

Nos siga no Google Notícias