ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Chuva colabora com plantio de soja no Estado e a expectativa é positiva no setor

Luciana Brazil | 07/11/2012 18:30

Com a previsão de chuva para o Estado nos próximos dias, a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) acredita que 60% dos municípios da região sul concluam o plantio de soja no Estado.

A região que representa o Cone Sul do Estado é responsável por aproximadamente 58% de toda área destinada ao plantio da cultura, correspondente a 1,2 milhão de hectares.

Entre esses municípios, o destaque é para Aral Moreira, Caarapó, Douradina, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí e Ponta Porã, que já apontam, cada um, mais de 80% do território plantado. Em seguida vêm Amambai, Dourados, Itaporã e Rio Brilhante, com índices entre 60% e 80%.

O levantamento foi realizado pela Aprosoja, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em parceria com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), com a Seprotur (Secretaria Estadual de Produção e Turismo) e com os recursos do Fundems (Fundo de Desenvolvimento das Cadeias do Milho e Soja de MS) e abrangeu outros oito municípios que integram o centro/norte sul-mato-grossense, entre eles Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Bandeirantes, Coxim, Nova Alvorada do Sul e Sonora.

Destes, apenas as quatro primeiras cidades têm números acima de 60%.

Baseado no estudo, Dalpasquale completa salientando que “para a região centro/norte do Estado, que ainda não atingiu 60% de toda sua área destinada à lavoura, o plantio deverá ser concluído após a primeira quinzena de novembro”.

O projeto: O projeto Siga/MS, desenvolvido desde a safra 2009/2010, apura estatísticas agropecuárias por meio de utilização de sensoriamento remoto, com uso de imagem de satélites, e levantamento de campo.

Nos siga no Google Notícias