ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Com chuvas, especialistas preveem trimestre de bandeira verde nas contas

Volume de chuvas acima da média ajuda a elevar níveis dos reservatórios das hidrelétricas, reduzindo o custo da eletricidade para o consumidor final

Humberto Marques | 10/01/2018 17:36
Usina de Jupiá, na divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo; nível de reservatórios começa a subir com chuvas. (Foto: Arquivo)
Usina de Jupiá, na divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo; nível de reservatórios começa a subir com chuvas. (Foto: Arquivo)

O grande volume de chuvas que atingiu vários Estados brasileiros no início deste ano levou especialistas em energia elétrica a apontarem a possibilidade de uma recuperação mais rápida nos reservatórios das hidrelétricas, o que terá impacto no preço da eletricidade. A previsão é de que as contas de luz sigam com a bandeira tarifária verde durante o primeiro trimestre.

A bandeira verde indica condições favoráveis na geração de energia, não representando custos adicionais para os consumidores. No fim de 2017, o país esteve sob a bandeira vermelha, que eleva o custo da energia em R$ 5 a cada 100 kw/h (quilowatts/hora) consumidos.

A conta mais cara era resultado das perspectivas de um início de 2018 com poucas chuvas. "Acredito fortemente que janeiro, fevereiro e março terão bandeira verde, ainda mais se continuarem essas afluências", afirmou o diretor comercial da Energética Comercializadora, Laudenir Pegorini.

Erik Azevedo, da FDR Energia, também espera bandeira verde nos próximos meses. "Para sair disso, teria de mudar completamente o cenário hidrográfico", relatou à Reuters.

Além da bandeira vermelha, o consumidor paga mais caro nas bandeiras amarelas. Na verde, definida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para janeiro, não há cobrança extra.

Alta – As chuvas têm sido generosas nas regiões Sul, onde já representam neste mês 151% da média histórica para janeiro, e Sudeste (alta de 101%). No Nordeste, houve recuperação para 50% da média histórica, contra níveis de até 30% no ano passado.

Como resultado, os reservatórios das hidrelétricas brasileiras devem fechar o mês com 34% da capacidade de armazenamento. No início do mês, operavam em média com 24% da capacidade.

Em janeiro de 2017, os reservatórios a capacidade média foi de quase 38%. No ano passado, a bandeira permaneceu verde até fevereiro, sendo definida na amarela em março.

Nos siga no Google Notícias