ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Com feriado e Copa, comércio teme pior "Dia dos Namorados" em 5 anos

Caroline Maldonado | 23/05/2014 10:39
Movimento no setor de vestuário e calçados será o mais prejudicado com os jogos da Copa do Mundo (Foto: Cleber Gellio)
Movimento no setor de vestuário e calçados será o mais prejudicado com os jogos da Copa do Mundo (Foto: Cleber Gellio)
Floriculturas vão dobrar o estoque para o "Dia dos Namorados" (Foto: Cleber Gellio)
Floriculturas vão dobrar o estoque para o "Dia dos Namorados" (Foto: Cleber Gellio)

O comércio varejista espera crescimento de apenas 1% nas vendas, na véspera do “Dia dos Namorados”, em todo o Brasil. Se a previsão se confirmar, esse será o pior resultado dos últimos cinco anos, de acordo com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Logistas). A terceira melhor data para o comércio, o 12 de junho, esse ano será, justamente, o dia de estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo.

A coincidência já está desanimando os lojistas de vestuário e calçados, que geralmente têm alta nas vendas, nesse período. Para agravar a situação, o dia 13 de junho é feriado municipal em Campo Grande. A previsão da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas) é de que nesses dias, que cairão em uma quinta e sexta-feira, quase todo o comércio fique prejudicado. Se a previsão negativa se confirmar, vai ser a segunda data de vendas fortes com resultados negativos, já que o Dia das Mães também decepcionou o setor neste ano.

De acordo com presidente da CDL, Ricardo Kuninari, o que pode “salvar”o movimento no centro e nos shoppings, nesse período são as baixas temperaturas. “No ano passado, os dias de frio aumentaram as vendas no mês de junho. Então nós torcemos pelo frio para que o comércio não fique tão mal”, lembra.

Exceções - Somente para os setores de vendas de alimentos e bebidas, a situação pode ser inversa. O faturamento deve aumentar em 20% nos supermercados, conforme a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados). Os comerciantes que oferecem sorvetes, perecíveis pré-prontos, sobremesas e pães terão motivos para comemorar, de acordo com o presidente da Amas, Marcelo Gonçalves.

“Apesar de a cidade não ser sede de jogos da Copa, os servidores públicos têm uma grande representatividade na economia do estado. Não será, evidentemente, o único público a parar para ver os jogos da seleção canarinho, mas certamente de maior representatividade, nesta previsão, se considerar o ponto facultativo a cada jogo”, explica Gonçalves.

Nos dias de jogo da seleção brasileira, as lojas do centro devem encerrar o expediente uma hora antes do horário previsto para os jogos. Já os shoppings devem retomar o atendimento após o término das partidas de futebol, pois funcionam até mais tarde, segundo o presidente da CDL.

A gerente da floricultura Marrocos acredita que a Copa não vai afetar o movimento de clientes (Foto: Cleber Gellio)
A gerente da floricultura Marrocos acredita que a Copa não vai afetar o movimento de clientes (Foto: Cleber Gellio)

Romantismo antecipado – Na contramão das lojas em geral, as floriculturas continuam otimistas. A gerente da floricultura Monte Líbano, Ana Maria Rosa, vai triplicar o estoque na semana do “Dia dos Namorados”. “Nós vamos apostar nos homens românticos, porque geralmente eles não deixam passar em branco. Se fosse outra data, como dia das mães, talvez houvesse um impacto negativo, mas eu acredito que os namorados não vão esquecer a data”, diz Ana Maria.

Na floricultura Marrocos, a expectativa da gerência confirma o otimismo do segmento. “Estão dizendo que vai antecipar o 'dia dos namorados'. Acredito que o movimento vai ser maior um dia antes e na parte da manhã do dia 12, porque sempre há aqueles que, mesmo em cima da hora, vão lembrar das flores”, afirma a gerente Marilene Rosa Nogueira, que vai dobrar o estoque de buquê de rosas colombianas.

De acordo com Marilene, essa não será a primeira vez que a Copa do Mundo vai coincidir com o “dia dos namorados”. “Isso já aconteceu uma vez e eu me lembro que não tivemos impacto negativo nas vendas. Pelo contrário, foi até bem corrido para nós”, destaca.

Nos siga no Google Notícias