ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Com proposta decepcionante da UE, rodada de acordo com Mercosul é adiada

Estadão Conteúdo | 04/10/2017 22:13

Com a proposta decepcionante apresentada pela União Europeia (UE) para o comércio de carne e etanol com o Mercosul, foi na prática adiada para novembro uma possível rodada decisiva para avançar na parte mais complicada do acordo, que é o que trata da troca de mercadorias entre os dois blocos. A meta de fechar o acordo em dezembro parece cada vez mais difícil de alcançar.

Depois de um atraso de um ano e quatro meses, os europeus completaram na terça-feira sua proposta para o capítulo do comércio de bens. Eles se propuseram a comprar, a cada ano, até 70.000 toneladas de carne e até 600.000 toneladas de etanol por ano. Conforme mostrou o jornal “O Estado de S. Paulo” em sua edição do último sábado, esses números, que já eram conhecidos informalmente desde a semana passada, são consideradas inaceitáveis pelo setor privado.

Na avaliação dos negociadores sul-americanos, a proposta europeia não cumpriu o combinado. Isso porque as cifras são menores do que as que estavam sobre a mesa em 2004, quando as negociações do acordo chegaram a um impasse. Na época, a intenção dos europeus era importar 100.000 toneladas de carne e 1 milhão de toneladas de etanol. Em 2010, foi firmado um compromisso que a nova oferta para retomar os entendimentos teria de ser um avanço em relação a 2004. Porém, o que se viu na atual rodada foi um retrocesso.

Na terça-feira, os negociadores do Mercosul e da União Europeia começaram a discutir como melhorar as propostas de parte a parte. Se tudo correr bem, esses parâmetros poderão ser decididos ao longo desta semana.

A melhora na oferta em si, porém, não deverá ocorrer na atual rodada. A negociadora-chefe da Direção-Geral de Comércio da Comissão Europeia, Sandra Gallina, disse que foi necessário causar muito descontentamento para trazer a proposta. “Não foi fácil chegar aqui com esses números”, disse ela, num encontro com empresários sul-americanos promovido anteontem pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Assim, ficou claro aos negociadores sul-americanos que no momento não há condições políticas de a Europa ampliar as cotas de produtos a importar do Mercosul. A expectativa é que novos números sejam apresentados na rodada programada para o período de 6 a 10 de novembro.

Nos siga no Google Notícias