ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Comitê é reativado para diminuir impactos da crise financeira nacional em MS

Renata Volpe Haddad | 03/06/2015 11:05
Em reunião, CMC que existe desde 2008 foi reativado ontem como medida para acompanhar os indicadores econômicos nacionais e estaduais. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Em reunião, CMC que existe desde 2008 foi reativado ontem como medida para acompanhar os indicadores econômicos nacionais e estaduais. (Foto: Divulgação/Assessoria)

O CMC (Comitê de Monitoramento da Crise), foi reativado ontem (2) para minimizar os impactos da crise financeira nacional na economia de Mato Grosso do Sul, pelo setor produtivo de Mato Grosso do Sul, representado pela Fiems, Fecomércio/MS, Famasul, Faems, FCDL, Amas e Sebrae/MS.

A reativação do CMC, criado em outubro de 2008, tem objetivo de acompanhar os principais indicadores econômicos nacionais e estaduais e também propor uma agenda positiva de ações para poder minimizar os impactos na economia sul-mato-grossense, fortalecendo ações das instituições participantes. “Todas as entidades que integram o Comitê são peças importantes no trabalho de contornar essa crise, buscando alternativas para resistir à atual situação”, destacou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Participaram da reunião os secretários estaduais Márcio Monteiro (Fazenda) e Jaime Verruck (Desenvolvimento Econômico) e os superintendentes estaduais da Caixa Econômica Federal Paulo Antunes e Banco do Brasil, Evaldo Emiliano de Souza, realizada no Senac de Campo Grande.

Para o presidente da Fecomércio/MS, Edison Araújo, de um modo geral, o setor produtivo só tem a ganhar com a reativação do Comitê, desde o setor primário até o terciário. “Mato Grosso do Sul tem tudo para dar certo em função desses grandes investimentos que foram anunciados para ter início a partir deste ano na casa dos R$ 33 bilhões”, analisou.

Já o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaime Verruck, garantiu que os R$ 33 bilhões de investimentos anunciados pelo setor industrial estão criando expectativas positivas em Mato Grosso do Sul. “O momento é de criarmos ações para preparar as micro e pequenas empresas estaduais para atender as grandes empresas e uma forma de fazermos isso é através do Programa de Qualificação de Fornecedores. No próximo dia 24 de junho, vamos lançar o Programa Estadual de Apoio ao Micro Negócio e acredito que seja o momento ideal para apresentarmos outras ações para começar a vencer essa crise”, garantiu.

O superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, acrescenta que chegou o momento de planejar para encontrar a melhor saída para a crise. “Precisamos ter o pé no chão e continuar investindo”, garantiu.

Repercussão - De acordo com o secretário estadual de Fazenda, Márcio Monteiro, a crise econômica é também um estado de espírito e, nesse sentido, as lideranças do setor produtivo estadual devem construir ações para reverter o pessimismo que toma conta da sociedade. “Acredito que vamos vencer essa crise aqui no Estado de forma mais fácil que em outras regiões do país. O cenário nacional demonstra que Mato Grosso do Sul é a bola da vez e o Governo do Estado está atento, monitorando a crise para atuar em conjunto na busca de medidas para amenizar os seus efeitos”, declarou.

Segundo o superintendente estadual da Caixa, Paulo Antunes, a experiência de 2008 e 2009 com a criação do CMC foi válida e agora com a reativação do Comitê a crise será desmistificada. “Essa crise não é a primeira e nem será a última e com os números de cada setor será possível esclarecer melhor o problema que estamos enfrentando”, afirmou.

Conforme o superintendente estadual do BB, Evaldo de Souza, acrescentou que a instituição tem a missão fazer um bom trabalho de apoio ao setor produtivo. “O meu desafio será aproximar ainda mais o Banco do Brasil e a classe empresarial para que possamos contribuir com os recursos necessários para vencer a crise”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias