ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Compradores de gás querem discutir plano de contingência

Redação | 13/09/2008 10:18

Os grandes consumidores de gás natural boliviano estão se mobilizando para discutirem, juntamente com a Petrobras, um plano de contingenciamento, caso o fornecimento de gás seja interrompido.

Nesta semana, a Petrobras chegou a cortar o fornecimento a posto de combustíveis em Campo Grande. Os técnicos da MSGás simplesmente fecharam as válvulas. O desligamento durou três horas.

A Petrobras também cortou o fornecimento para algumas termoelétricas no sudeste, uma medida para garantir fornecimento para setores considerados prioritários. Porém os consumidores só souberam do corte horas antes das distribuidoras efetuá-los.

O presidente executivo da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres, Ricardo Lima, pediu ontem que um plano de contingenciamento de gás no país seja elaborado com a participação de todos setores que usam o produto, para entrar em prática caso piore a crise política boliviana. Ele teme que medidas unilaterais sejam novamente tomadas pelo governo.

Conforme ele, as discussão está sendo feita dentro dos gabinetes em Brasília. O consumidor, maior interessado em quais seriam as alternativas e quais seriam as medidas a serem tomadas, não está efetivamente participando da discussão.

Nos siga no Google Notícias