A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 20 de Junho de 2018

15/12/2016 12:54

Consumidores devem planejar gastos antes das compras, alerta Procon

Elci Holsback
Procon orienta que consumidores comprem à vista (Foto: Marcos Ermínio)Procon orienta que consumidores comprem à vista (Foto: Marcos Ermínio)

Planejar os gastos e prestar atenção nas compras são as principais orientações do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) para os presentes deste final de ano.

De acordo com o órgão, com a proximidade das festas, muitas lojas estão com as vitrines repletas de sugestões e promoções para atrair a atenção dos consumidores e, para não errar na escolha é preciso levar em conta o perfil dos presenteados, e considerar a disponibilidade financeira, garantindo uma compra consciente.

Para evitar lojas cheias, alguns consumidores optam pelas compras on-line, modalidade que, segundo o Procon, requer atenção. Nessas situações, o consumidor deve ficar atento ao endereço eletrônico, que deve começar com https:// e ao cadeado de segurança que deve aparecer na tela. É importante ainda imprimir o comprovante da compra, com a descrição do pedido, e pedir um e-mail de confirmação, que deve conter a data de entrega do produto. Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados.

O órgão também orienta que o consumidor evite comprar em sites que tenham domínio fora do país, aqueles sem o “.com.br” no final do endereço. “É importante ainda conhecer o produto que se pretende comprar”, aconselha a superintendente Rosimeire Cecília da Costa.

Nas compras pela internet, o consumidor tem um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do serviço para desistir da contratação e, todos os valores pagos devem ser restituídos, inclusive o frete, em caso de desistência.

Outra orientação é quanto ao planejamento, lembrando que em janeiro as contas aumentam, com a chegada dos boletos de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), matrícula e material escolar, entre outros. É necessário pesquisar os preços, pois variam entre as lojas e, o Procon alerta ainda que as informações sobre o preço à vista e a prazo, o número de parcelas e as taxas de juros mensal e anual devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara.

Sempre que possível é preferível comprar à vista e no caso da compra à prazo o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e número de parcelas para evitar gastos desnecessários.

Trocas - No momento da compra é necessário observar as embalagens dos produtos. Alimentos e cosméticos devem apresentar, entre outros, dados de: registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou quantidade, o fabricante ou importador. É importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) somente se o produto apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o Procon/MS atende pelo Disque Denúncia, no telefone 151. O setor de atendimento do Procon Estadual fica na Rua 13 de junho, 930, centro, em Campo Grande. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

 

 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions