ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Consumidores devem planejar gastos antes das compras, alerta Procon

Elci Holsback | 15/12/2016 12:54
Procon orienta que consumidores comprem à vista (Foto: Marcos Ermínio)
Procon orienta que consumidores comprem à vista (Foto: Marcos Ermínio)

Planejar os gastos e prestar atenção nas compras são as principais orientações do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) para os presentes deste final de ano.

De acordo com o órgão, com a proximidade das festas, muitas lojas estão com as vitrines repletas de sugestões e promoções para atrair a atenção dos consumidores e, para não errar na escolha é preciso levar em conta o perfil dos presenteados, e considerar a disponibilidade financeira, garantindo uma compra consciente.

Para evitar lojas cheias, alguns consumidores optam pelas compras on-line, modalidade que, segundo o Procon, requer atenção. Nessas situações, o consumidor deve ficar atento ao endereço eletrônico, que deve começar com https:// e ao cadeado de segurança que deve aparecer na tela. É importante ainda imprimir o comprovante da compra, com a descrição do pedido, e pedir um e-mail de confirmação, que deve conter a data de entrega do produto. Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados.

O órgão também orienta que o consumidor evite comprar em sites que tenham domínio fora do país, aqueles sem o “.com.br” no final do endereço. “É importante ainda conhecer o produto que se pretende comprar”, aconselha a superintendente Rosimeire Cecília da Costa.

Nas compras pela internet, o consumidor tem um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do serviço para desistir da contratação e, todos os valores pagos devem ser restituídos, inclusive o frete, em caso de desistência.

Outra orientação é quanto ao planejamento, lembrando que em janeiro as contas aumentam, com a chegada dos boletos de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), matrícula e material escolar, entre outros. É necessário pesquisar os preços, pois variam entre as lojas e, o Procon alerta ainda que as informações sobre o preço à vista e a prazo, o número de parcelas e as taxas de juros mensal e anual devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara.

Sempre que possível é preferível comprar à vista e no caso da compra à prazo o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e número de parcelas para evitar gastos desnecessários.

Trocas - No momento da compra é necessário observar as embalagens dos produtos. Alimentos e cosméticos devem apresentar, entre outros, dados de: registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou quantidade, o fabricante ou importador. É importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) somente se o produto apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o Procon/MS atende pelo Disque Denúncia, no telefone 151. O setor de atendimento do Procon Estadual fica na Rua 13 de junho, 930, centro, em Campo Grande. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Nos siga no Google Notícias