ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Curso capacita técnicos de prefeituras para economizar energia

Marta Ferreira | 23/08/2011 18:10
Técnicos de prefeituras estão sendo capacitados em curso dado pela Enersul. (Foto: Divulgação)
Técnicos de prefeituras estão sendo capacitados em curso dado pela Enersul. (Foto: Divulgação)

Técnicos e profissionais do setor de engenharia de prefeituras estão recebendo capacitação da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) sobre gestão energética, iluminação pública e prédios públicos. O foco é a economia dos gastos, que pode chegar a 40%, segundo a empresa, se forem adotadas medidas como as que estão em curso na Assembleia Legislativa, onde a energia economizada todo mês é suficente para abastecer 350 moradias, conforme a empresa.

A capacitação está sendo oferecida a técnicos dos 73 municípios abastecidos pela Enersul. O curso é ministrado por especialistas da Eletrobrás e faz parte do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que promove a racionalização do consumo de energia elétrica, para combater o desperdício e reduzir os custos e os investimentos setoriais, aumentando a eficiência energética.

Segundo a Enersul informou, nos últimos dez anos o poder público foi o setor que teve o maior crescimento de consumo de energia elétrica. Foram 47% contra a média de 32% das outras classes (residencial, industrial e comercial). O treinamento espera contribuir para o fortalecimento da competência municipal na gestão da energia elétrica e para a conservação da energia em nível local.

Na Assembleia, o projeto de eficiência energética substituiu os antigos aparelhos de ar condicionado por um sistema de refrigeração que, conforme a Enersul, tem capacidade de proporcionar o mesmo conforto de climatização consumindo apenas 60 por cento da energia gasta anteriormente.

Com isso o prédio passa a ter capacidade para economizar até 27,5 mil KWH/mês, um volume de energia suficiente para abastecer 350 moradias de padrão baixa renda com o consumo médio de 80 KWH/mês.

Nos siga no Google Notícias