A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

23/08/2011 18:10

Curso capacita técnicos de prefeituras para economizar energia

Marta Ferreira
Técnicos de prefeituras estão sendo capacitados em curso dado pela Enersul. (Foto: Divulgação)Técnicos de prefeituras estão sendo capacitados em curso dado pela Enersul. (Foto: Divulgação)

Técnicos e profissionais do setor de engenharia de prefeituras estão recebendo capacitação da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) sobre gestão energética, iluminação pública e prédios públicos. O foco é a economia dos gastos, que pode chegar a 40%, segundo a empresa, se forem adotadas medidas como as que estão em curso na Assembleia Legislativa, onde a energia economizada todo mês é suficente para abastecer 350 moradias, conforme a empresa.

A capacitação está sendo oferecida a técnicos dos 73 municípios abastecidos pela Enersul. O curso é ministrado por especialistas da Eletrobrás e faz parte do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que promove a racionalização do consumo de energia elétrica, para combater o desperdício e reduzir os custos e os investimentos setoriais, aumentando a eficiência energética.

Segundo a Enersul informou, nos últimos dez anos o poder público foi o setor que teve o maior crescimento de consumo de energia elétrica. Foram 47% contra a média de 32% das outras classes (residencial, industrial e comercial). O treinamento espera contribuir para o fortalecimento da competência municipal na gestão da energia elétrica e para a conservação da energia em nível local.

Na Assembleia, o projeto de eficiência energética substituiu os antigos aparelhos de ar condicionado por um sistema de refrigeração que, conforme a Enersul, tem capacidade de proporcionar o mesmo conforto de climatização consumindo apenas 60 por cento da energia gasta anteriormente.

Com isso o prédio passa a ter capacidade para economizar até 27,5 mil KWH/mês, um volume de energia suficiente para abastecer 350 moradias de padrão baixa renda com o consumo médio de 80 KWH/mês.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions