A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

15/08/2014 08:34

Custo de chamadas de fixo para celular terá alta de 1,5%

Caroline Maldonado

As chamadas realizadas de telefone fixo para celular terão alta de 1,5% no custo, conforme decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), anunciada nesta quinta-feira (14). As novas tarifas valerão para os preços praticados pelas concessionárias públicas Oi, Telefônica, Embratel, Sercomtel e CTBC, assim que a decisão for publicada no DOU (Diário Oficial da União), de acordo com o Portal UOL.

A determinação vale para os custos das ligações nas modalidades de chamada local e longa distância. O cálculo, feito pelo conselho diretor da Anatel, considerou a variação dos custos dos serviços de telecomunicações e comportamento da inflação no período de junho de 2012 a dezembro de 2013. O reajuste será somente para os planos básicos de serviços, ou seja, não inclui os planos alternativos que cumprem outro regime tarifário. Em geral, a atualização dos preços das concessionárias ocorre a cada ano.

O conselheiro da Anatel, Jarbas Valente, informou que o aumento vale tanto para as ligações realizadas em horários comerciais de maior demanda como para as feitas em horário não convencional, durante a noite e fins de semana, que têm o custo 30% menor.

Segundo o presidente da Anatel, João Rezende, as tarifas das concessionárias de telefonia fixa que já havia caído 13% em março. O anunciar o aumento, ele lembrou esta redução impactou positivamente o cálculo do IPCA anunciado em julho. De acordo com João, o "grupo comunicação" que compõem este índice de inflação caiu 0,79%, com destaque para o estado de São Paulo que registou queda de 2,66%.

As ligações pelas concessionárias de telefones fixos para o serviço de rádio pessoal, o SME (Serviço Móvel Especializado), tiveram redução de 5,27%. A principal operadora desta modalidade de serviço no Brasil é a Nextel. Segundo o Portal UOL, Jarbas explicou que o corte no valor destas ligações ocorreu em razão da falta de acordo bilateral entre as empresas sobre as taxas de interconexão, o que levou a Anatel a arbitrar e aplicar na fórmula o "fator de redução" de 10%.

 

Agências do BB abrirão uma hora mais cedo para saques do Pasep
As pessoas com mais de 70 anos beneficiadas com o saque das cotas do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão ir mais c...
Águas Guariroba consta pela 2ª vez entre 150 melhores para se trabalhar no País
Pela segunda vez, a concessionária Águas Guariroba, responsável pelo saneamento básico em Campo Grande, está relacionada entre as 150 melhores  empre...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions