ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Desempenho Industrial de MS chega ao 16º mês acima dos 50 pontos

Este índice reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial

Maressa Mendonça | 06/11/2019 13:00
Trabalhador durante o horário de expediente (Foto: Divulgação)
Trabalhador durante o horário de expediente (Foto: Divulgação)

O Índice Geral de Desempenho Industrial de Mato Grosso do Sul chegou ao 16º mês acima dos 50 pontos. Em novembro, a soma chegou a 56, indicando uma relativa estabilidade em comparação com o mês anterior, quando o IGDI foi de 56,4 pontos.

Este índice foi criado pelo Radar Industrial da Fiems, com base nas pesquisas de Confiança e sondagem Industrial. Ele reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial. Dentre os pontos considerados estão: emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança.

De acordo com o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems,
Ezequiel Resende, na passagem de agosto para setembro, ocorreram aumentos na participação das empresas que contrataram e no índice de confiança.

Ainda segundo ele, foram registrados recuos na participação das empresas com produção estável ou crescente, na utilização da capacidade instalada e na intenção de investimento.

Quanto à atividade, ele explica que, em setembro, a produção ficou estável em 59,2% dos estabelecimentos, contra 57,8% no mês de agosto, enquanto as empresas que apresentaram expansão responderam por 15,5% do total, contra 21,9% no mês anterior.

“Mesmo com a acomodação ocorrida no ritmo de atividade, o empresário industrial de Mato Grosso do Sul segue otimista em relação aos próximos seis meses, com os índices de intenção de investimento e confiança permanecendo em patamares elevados”, declarou.

Resende ressalta ainda que a maior parte das variáveis analisadas apresentou desempenho positivo na comparação com os últimos 12 meses e no acumulado do ano. “O IGDI segue acima dos 50 pontos, indicando que, na média geral, o desempenho foi satisfatório, segundo a percepção da maior parte dos empresários respondentes”, finalizou.

O índice - As variáveis usadas na composição do índice, como emprego e investimento, têm peso de 20% cada uma.

De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Fiems, em se tratando do emprego na indústria, o IGDI utiliza o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados, enquanto na parte de investimento o Índice leva em consideração a intenção de investimentos para os próximos seis meses. Já da produção é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, da utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial).

O IGDI Fiems contou com a avaliação, validação e auxílio técnico do professor-doutor Leandro Sauer, da Escola de Administração e Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS).

Nos siga no Google Notícias