A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

19/02/2013 10:40

Em 2012, MS foi o terceiro com maior aumento nas vendas do comércio

Francisco Júnior
Movimento de compras em MS teve um dos maiores crescimentos no País no ano passado. (Foto: Rodrigo Pazinato)Movimento de compras em MS teve um dos maiores crescimentos no País no ano passado. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Mato Grosso do Sul é terceiro Estado do País que em 2012 teve um dos maiores acréscimos no volume de venda do varejo. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com aumento de 16,9%, o comércio do Estado ficou atrás apenas de Roraima (26,7%) e Amapá (17,7%). A Pesquisa Mensal de Comércio foi divulgada hoje (19).

Porém, conforme o levantamento, o Estado está entre os que registraram maior queda de vendas em comparação dos meses de dezembro e novembro do ano passado. O saldo negativo chegou a -5,2%.

Na comparação com dezembro de 2011, as vendas em Mato Grosso do Sul aumentaram 10,5%. As maiores altas foram registradas em Roraima (14,8%); Espírito Santo (12,2%); Pernambuco (10,6%).

No geral, segundo o IBGE, o comércio varejista brasileiro fechou o ano de 2012 com expansão de 8,4% no volume de vendas. O segmento hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo respondeu por 44,6% dessa taxa e foi o principal responsável pelo impacto no resultado anual.

Com aumento de 12,3% em relação ao ano anterior, a atividade de móveis e eletrodomésticos exerceu o segundo maior impacto (26,6%) na taxa anual do varejo.

O terceiro maior impacto no resultado da pesquisa veio da atividade de outros artigos de uso pessoal e doméstico, ao registrar variação no volume de vendas de 9,4% em 2012, comparado com o ano de 2011.

Em dezembro, o volume de vendas do comércio varejista registrou queda de 0,5% na comparação com novembro, o primeiro resultado negativo após seis meses consecutivos de crescimento. A receita nominal cresceu 0,2% em dezembro.

Para o comércio varejista ampliado, composto do varejo mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, foi registrada alta de 1,3% para o volume de vendas e de 1,1% na receita nominal de vendas em dezembro passado na comparação com novembro passado. Na comparação com dezembro de 2011, os aumentos foram de 5% e de 7,7%, respectivamente. No acumulado do ano, os aumentos foram de 8% para o volume de vendas e de 9,5% para a receita nominal.

Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions