ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Em 40 minutos, 300 contribuintes são atendidos em Mutirão da Conciliação

Viviane Oliveira e Caroline Maldonado | 05/08/2015 09:28
Contribuintes lotam a Central para negociar dívidas, que estão ajuizadas. (Foto: Fernandes Antunes)
Contribuintes lotam a Central para negociar dívidas, que estão ajuizadas. (Foto: Fernandes Antunes)

Cerca de 300 contribuintes, que estão com dívidas ajuizadas, já foram atendidos no Mutirão da Conciliação, na manhã de hoje (5), em Campo Grande. A ação é uma iniciativa do TJ/MS (Tribunal de Justiça) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande. A fila era grande antes do atendimento começar e quem já conseguiu negociar diz que foi rápido. A expectativa é receber 150 mil contribuintes e reduzir a quantidade de processos em andamento. O atendimento acontece na Central de Arrecadação, na Rua Arthur Jorge, nº 500, antigo plenário da Câmara Municipal de Campo Grande.

Além de negociar dívidas atrasadas é possível renegociar e também obter descontos em pagamentos de multas. Um dos que chegaram cedo é o autônomo Edson Moreira, 57 anos, que resolveu quitar à vista o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), atrasado com 100% de desconto nos juros. “Agora acabou minha preocupação”, diz ele, que prefere nem falar o valor da dívida que ultrapassa R$ 5 mil. Edson mora no Jardim Imã e saiu da Central com o boleto para realizar o pagamento no banco.

Morador do Bairro Universitário, Nilton Rodrigues, 60 anos, levantou cedo para ir a Central. Ele está com dívidas atrasadas há dois anos e não recebeu carta, mas procurou se informar sobre o mutirão. “Eu espero ter um bom desconto, porque a dívida está alta", disse, sem revelar o valor.

O mutirão vai até o dia 10 de setembro. O atendimento é das 8h às 16h sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira. Conforme a chefe do setor de arrecadação, Djanira Magalhães, a expectativa é de que o movimento seja grande o dia todo. “Às 7h30 já tinha fila, mas está sendo rápido o atendimento, porque estamos com 23 atendentes”, destaca.

Edson foi um dos primeiros a negociar a dívida. (Foto: Fernando Antunes)
Edson foi um dos primeiros a negociar a dívida. (Foto: Fernando Antunes)

Vantagens - Quem tem dívidas originais, ou seja, que nunca foram negociados recebem 60% de desconto na atualização e 90% de desconto nos juros de mora, se pagar à vista. Para o parcelamento em 5 vezes, o desconto na atualização é de 50% e nos juros de 80%. Já quem prefere pagar em 12 vezes, ganha 40% de desconto na atualização e 60% nos juros.

Aqueles que já negociaram a dívida antes, recebem 100% de desconto dos juros de financiamento e nos juros de mora, além de 45% no saldo remanescente. Se a preferência for pelo parcelamento em 5 vezes, o desconto é de 100% dos juros de financiamento e 80% nos juros, além de 35% de desconto do saldo remanescente.

Para dívidas parceladas em 12 vezes, o contribuinte tem 100% de desconto nos juros de financiamento, 70% de desconto dos juros de mora e 25% no saldo remanescente.

Além disso, é possível pagar multas de infração. Quem quer pagar à vista recebe 80% de desconto do valor total da dívida calculada. Já quem prefere parcelar em 5 vezes, tem 70% de desconto. Se o parcelamento for em 12 vezes, o desconto é de 50%.

Nos siga no Google Notícias