ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Em expansão, débito do auxílio na maquininha promete acabar com filas no País

Serviço evita saques e estará disponível em pelo menos 200 mil lojas espalhadas pelo Brasil

Jones Mário | 22/05/2020 13:27
Maquininha usada para débito do benefício é a mesma que faz recargas para celular (Foto: Marcos Maluf)
Maquininha usada para débito do benefício é a mesma que faz recargas para celular (Foto: Marcos Maluf)

Disponível há duas semanas em 6 mil pontos de venda em Mato Grosso do Sul, a possibilidade de usar o auxílio emergencial para compras direto na maquininha de cartão, como débito, promete acabar com as filas para saque nas agências bancárias e casas lotéricas de todo o País. Em expansão, a ferramenta vai chegar a 200 mil estabelecimentos de todas as regiões brasileiras.

A alternativa evita as filas que podem se formar a partir do próximo dia 30, quando a Caixa libera para saque em espécie a segunda parcela do auxílio emergencial, para 31 milhões de beneficiários.

Porém, quem já teve o auxílio antecipado na poupança social digital não precisa esperar a liberação do saque e pode usar o benefício com compras no débito.

Mercearias, conveniências, farmácias e grandes supermercados já fazem a transação (Foto: Marcos Maluf)
Mercearias, conveniências, farmácias e grandes supermercados já fazem a transação (Foto: Marcos Maluf)

Hoje, aproximadamente 100 mil estabelecimentos, das pequenas conveniências, farmácias e mercearias até grandes redes de supermercados e atacadistas, estão habilitados a fazer a transação no País. Só no estado de São Paulo são 27,9 mil lojas aptas.

Até a primeira semana de junho, mais 102,5 mil novos estabelecimentos serão ativados para aceitar compras no débito com o auxílio emergencial.

A maquininha usada para a transação é a mesma em que são feitas recargas para celular e para cartão do transporte coletivo.

A Caixa reforça que o aplicativo Caixa Tem permite a realização de pagamentos eletrônicos de contas, bem como compras online ou em maquininhas autorizadas com a funcionalidade do cartão virtual de débito.

Como usar - A compra via débito do auxílio emergencial é simples. Ao invés de sacar o dinheiro na agência, o contemplado baixa o aplicativo Caixa Tem e, por ele, gera um cartão virtual, com número, data de validade e código de verificação. Na ferramenta, é possível verificar o saldo, para saber se o benefício já foi disponibilizado.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nos locais habilitados, o beneficiário informa que vai pagar com o auxílio emergencial. O lojista seleciona a opção direto na maquininha, onde também informa valor da compra, CPF do cliente e código de verificação dinâmico, gerado na hora pelo aplicativo Caixa Tem.

No primeiro uso, é necessário digitar também número do cartão virtual e data de validade. Aprovada a transação, o valor é debitado diretamente do saldo disponível.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, além de 29 distritos, contam com as maquininhas. O Estado foi pioneiro no serviço.

É possível acessar a localização dos estabelecimentos que já fazem a transação com o auxílio emergencial pelo site www.incontre.com.br.

Sistema pioneiro em Mato Grosso do Sul está em expansão para todos os estados brasileiros (Foto: Marcos Maluf)
Sistema pioneiro em Mato Grosso do Sul está em expansão para todos os estados brasileiros (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias