A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

24/01/2013 17:36

Em Mato Grosso do Sul, redução na tarifa de energia é de 18%

Nadyenka Castro

A redução na tarifa de energia, que começou a valesar, será de 18% para os consumidores residênciais de Mato Grosso do Sul será de pouco mais de 18%.

Nos cinco municípios da região do Bolsão do Estado atendidos pela Elektro a conta ficará 18,47% menor e nos de responsabilidade da Enersul, 18,24%. Cada concessionária teve redução diferente. A média, no País, é de 20%.

Os valores citados valem para os consumidores de baixa tensão. Já para os de alta tensão, conforme a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o desconto pode chegar a 32%. A redução entra em vigor nesta quinta-feira.

De acordo com a Aneel, a nova tarifa é resultado da legislação que promoveu a renovação das concessões de transmissão e geração de energia que venciam até 2017.

A redução só foi possível devido à alocação de cotas de energia, resultantes das geradoras com concessão renovadas, a um preço médio de R$ 32,81/ MWh; à redução dos custos de transmissão; à redução dos encargos setoriais e à retirada de subsídios da estrutura da tarifa, com aporte direto do Tesouro Nacional.

O consumidor só irá perceber diferença na conta a partir de 25 de fevereiro, porque as datas de leitura dos relógios são distribuídas ao longo do mês. Ou seja, no primeiro mês de vigência das novas tarifas, dependendo da data de vencimento da conta, parte do consumo utilizará a tarifa antiga e outra parte a nova tarifa, reduzida.

MP que reduz tarifas de energia esbarra em empresas do setor e bancada do PSDB
Foi instalada na manhã desta quarta-feira (17) no Senado a comissão que vai analisar a Medida Provisória (MP) que refaz os cálculos das tarifas de en...
Mais de 55% dos que têm direito a tarifa menor da Enersul não estão cadastrados
Mais de 147,8 mil famílias de Mato Grosso do Sul que têm direito à tarifa social de energia da Enersul (Empresa de Energética de Mato Grosso do Sul) ...
Redução de tarifas vai gerar benefícios também no campo
A agricultura também será beneficiada pela redução das tarifas de energia, disse o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, ao participar ho...
Prorrogado prazo para usar FGTS em prestações atrasadas de crédito imobiliário
O prazo para os trabalhadores usarem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar parcelas atrasadas do financiamento habitacional foi p...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions