ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Em seis meses, governo estadual suspende incentivos de 28 empresas

Ricardo Campos Jr. | 25/01/2017 16:10
Secretário estadual de Fazenda, Márcio Monteiro (Foto: Marcos Ermínio / arquivo)
Secretário estadual de Fazenda, Márcio Monteiro (Foto: Marcos Ermínio / arquivo)

A Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) suspendeu 28 incentivos fiscais de julho a dezembro de 2016 durante “pente fino” que avalia o cumprimento das contrapartidas prometidas pelas empresas ao receberem os benefícios ou a existência de pendências junto ao governo. Durante esse período, segundo o órgão, outras sete companhias tiveram as isenções canceladas.

Essa medida foi anunciada em julho de 2016 pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) como parte de um projeto para aumentar a arrecadação da cadeia produtiva.

Segundo a assessoria de imprensa da Sefaz, não é possível determinar qual o incremento que a revisão trouxe aos cofres públicos, já que muitas das beneficiadas já haviam encerrado ou paralisado as atividades e já não estavam mais contribuindo.

Tampouco foi possível revelar quantas pessoas jurídicas recebem as isenções tributárias devido ao sigilo fiscal.

A Sefaz afirma que a suspensão dos termos de acordo não são definitivas e as empresas podem regularizar a situação e solicitar novamente os benefícios. No entanto, somente uma das 28 resolveu as pendências.

Essa medida tampouco é intempestiva, conforme o órgão. Antes de tomar qualquer medida, a secretaria entra em contato com a companhia no intuito de resolver as demandas em aberto. Ao Campo Grande News, o secretário de Fazenda, Márcio Monteiro, disse que a revião dos incentivos não é novidade, mas passou a ser feita de forma sistematizada e em regime de mutirão desde julho do ano passado.

“Quando uma empresa recebe isenção fiscal ela assume compromisso de gerar empregos, pela contrapartida do imposto que o Estado deixa de arrecadar. Como são várias empresas incentivadas, estamos fazendo análise uma por uma. Aquelas que ainda não atingiram [as metas] estamos suspendendo e outras reduzindo”, explica.

Os dados são referentes a 2016 e, segundo Monteiro, o procedimento continua sendo feito, tanto que no dia 16 de janeiro, cinco indústrias deixaram de receber os benefícios, conforme resoluções publicadas em diário oficial. Entre elas está a usina de açúcar e álcool Aurora, instalada em Anaurilândia e sem atividades há um ano. A empresa foi instalada em MS em meados de 2007 e prometia gerar 1 mil empregos na região.

Também entraram na lista duas indústrias de cerâmica de Rio Verde, que estão em funcionamento: a Ceramitelha, que emprega cerca de 70 funcionários locais; e a NHF indústria.

Os incentivos fiscais tornaram-se a grande moeda de troca de Mato Grosso do Sul para atrair novos investidores, chegando a motivar o descontentamento de estados vizinhos, como São Paulo, que ajuizou ações com o objetivo de anular a lei local que disciplinava o assunto.

Nos siga no Google Notícias