ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Em três dias, preço do inhame sofre reajuste de quase 30%

Mariana Castelar | 25/06/2016 09:47

Com a batata mais cara, muitas donas de casa substituíram o produto pelo inhame. Mas a raiz também subiu, assim como outros comuns substitutos na hora de acrescentar carboidratos ao cardápio.

Com reajuste de 28,57%, é possível encontrar o inhame por R$ 4,50 o quilo. O cará também teve alta de 21,43%, e está custando R$4,25.

De acordo com o diretor de mercado da Ceasa-MS, (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), Cristiano Chaves, os dois produtos são facilmente substituídos por não termos uma tradição de consumi-los. “Geralmente a troca acontece pela mandioca, um produto que está bem mais barato”, diz.

Chaves explica que este reajuste aconteceu porque tanto o cará quanto o inhame são comprados da região Norte do país. “O calor intenso prejudicou a colheita”, explica o diretor de mercado da Ceasa-MS.

Ele explica que em casos em que o produto não é tão forte no Estado e o preço aumenta, a o pedido diminui. “Batata, tomate e cebola, mesmo com reajustes são produtos consumidos da mesma forma porque são praticamente insubstituíveis, o que não acontece com o inhame e o cará”, aponta.

Nos siga no Google Notícias