ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Estado aguarda comunicado do BB para abrir consignado a outros bancos

Paula Vitorino | 17/10/2012 10:20

Depois do anúncio do fim do monopólio de consignados a servidores públicos, o Governo do Estado espera ser comunicado oficialmente pelo Banco do Brasil, com quem tem contrato de exclusividade, para firmar convênios com outras financeiras.

De acordo com a assessoria de imprensa do Governo, os financiamentos não podem ser liberados antes do comunicado oficial. O BB tem até o dia 9 de novembro para informar aos estados sobre o fim da exclusividade.

O Governo informou que os convênios com outras financiadoras devem começar a ser feitos logo após o comunicado do Banco.

Com isso, os servidores poderão novamente escolher em qual financiadora preferem realizar empréstimos com desconto na folha de pagamento.

O Estado ressalta que independente da empresa, o servidor terá que respeitar a margem o limite de valor para o empréstimo, que é de 30% do valor total do salário líquido.

A quebra do monopólio só foi possível após o Banco firmar acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), prevendo o cancelamento das cláusulas de exclusividade para realização de empréstimos consignados concedidos a servidores públicos que recebem salário pelo banco.

O acordo foi firmado em 10 de outubro, mas desde 2010 o Cade iniciou investigação sobre a exclusividade nos contratos, que considerava ser ilegal.

No ano passado, o Cade chegou a aplicar medida preventiva contra o Banco determinando a suspensão da exigência de exclusividade, mas o BB descumpriu e por isso terá de repassar R$ 99,476 milhões ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD).

Nos siga no Google Notícias