ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Fábrica chinesa deve assinar em maio contrato de instalação em Maracaju

Nadyenka Castro e Carlos Martins | 18/04/2013 13:34
Diretor do grupo e André Puccinelli. (Foto: Divulgação)
Diretor do grupo e André Puccinelli. (Foto: Divulgação)

A empresa chinesa de biotecnologia BBCA, que irá se instalar em Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande, deve ‘fechar’ em maio o contrato com a Prefeitura e com o Estado. A assinatura deve ser feita pelo presidente da fábrica. Na primeira fase do projeto deverão ser investidos US$ 320 milhões.

A informação é do governador André Puccinelli (PMDB), que esteve na China com um dos diretores da fábrica, Li Roger Jie, e nesta quinta-feira conversou com deputados estaduais durante 1h30min. "O presidente da empresa, autorizado pelo governo, vem em maio para bater o martelo", disse o governador. E expectativa é que sejam gerados de 200 a 300 empregos diretos

Puccinelli chegou à Assembleia por volta das 10h40 e o presidente da Casa, Jerson Domingos, encerrou a sessão para que os deputados se reunissem com o governador. Puccinelli conversou sobre diversos assuntos e aproveitou para fazer um relatório da viagem à Itália e à China. Ele disse que em julho deve revisar o valor da emenda individual a cada deputado, que atualmente é de R$ 800 mil.

De acordo com o governador, representantes da BBCA estiveram três vezes em Maracaju e já fizeram levantamento do município pelo Google, com a intenção de selecionar áreas para a construção da unidade. "Ficamos impressionados com o grau de conhecimento e de detalhes que eles tinham. Já tinham selecionado possíveis áreas, porque tem que ter logística, ferroviária, daí a importância da ferrovia Maracaju-Dourados-Mundo Novo-Cascavel e que ter logísitica de água", explicou.

Conforme André, a administração municipal irá dar isenção do ISS (Imposto sobre Serviços), retirar o IPTU por determinado número de anos (tempo será definido em maio com o presidente) e o Estado, 90% de desconto no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) durante 15 anos. “Eles tem que correr, porque o STF [Supremo Tribunal Federal], no fim desse ano ou no começo do ano que vem, deve cortar os incentivos”.

A instalação da fábrica havia sido anunciada pelo governador na última segunda-feira. A empresa vai receber uma área de 100 hectares para a sede do empreendimento e vai adquirir mais 50 hectares.

O grupo - A BBCA consome anualmente 600 mil toneladas de milho e 300 mil toneladas de eucalipto. O grão será utilizado na produção de amido, glucose, maltose, óleo, proteína de milho em pó, fibra alimentar, gérmen de milho, lisina e ácido cítrico.

Fundada em 1958, a BBCA é uma das maiores empresas de ciência e tecnologia para a bioquímica, bioenergia e biofarmacêutica da China e tem 8.700 funcionários.

Até o final de 2005, o ativo total da empresa chegou a 19.300 mil funcionários e a internacionalização foi definida como no plano de gestão aprovado em 2011. Além do Brasil, há unidades em Buenos Aires, Los Angeles, París, Bélgica, Tailândia e outros países.

Além do milho e do eucalipto, a fábrica importa produtos como óleo de peixe, farinha de peixe, soja, azeite, leite em pó, farinha de ossos, vinho, glicerina, frutas, e alfalfa.

Nos siga no Google Notícias