ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Fibria entra na disputa pela compra da Eldorado junto com empresa chilena

Priscilla Peres | 22/06/2017 08:01
 Fibria é a maior produtora mundial de celulose de eucalipto de fibra curta. (Foto: Assessoria)
Fibria é a maior produtora mundial de celulose de eucalipto de fibra curta. (Foto: Assessoria)

A venda da Eldorado Brasil, em Três Lagoas, ganhou mais uma empresa na disputa. A Fibria, também localizada no Mato Grosso do Sul, teria formalizado seu interesse em comprar a fábrica de celulose dos irmãos Batistas, donos do grupo J&F.

De acordo com o Valor Econômico, ontem a Fibria mudou o discurso e disse, em nota, que "avalia e monitora constantemente oportunidades de crescimento por meio de aquisições de ativos estratégicos que agreguem valor para a companhia e contribuam para manter o seu papel de liderança no setor".

Até então a empresa tinha negado que estivesse de olho na venda da Eldorado, mas fontes do Valor afirmam que a Fibria, controlada pelo grupo Votorantim, apresentou uma proposta à J&F. Estando, de fato, na concorrência junto com a chilena Arauco que na semana passada assinou acordo de confidencialidade com os donos da JBS.

Apesar da formalização na semana passada, o acordo não garante exclusividade à Arauto, apenas acesso a dados e prioridade nas negociações. Não está descartado o recebimento de novas propostas, como a Suzano Papel e Celulose, que tem interesse, mas ainda não fez nenhuma proposta oficial.

A Fibria é a maior produtora mundial de celulose de eucalipto de fibra curta, com capacidade para fazer 5,6 milhões de toneladas ao ano e receita de R$ 10 bilhões. A gigante inaugura nos próximos meses, a ampliação da sua fábrica em Três Lagoas e tem vários motivos para se interessar na compra da Eldorado.

Já Arauco teria na compra, a oportunidade de começar a atuar no Brasil. Na fábrica localizada no Chile, há capacidade para produzir 3,9 milhões de toneladas, com receita anual de US$ 3,8 bilhões.

Nos siga no Google Notícias