Fiscais agropecuários prometem para amanhã distribuição de 2 mil litros de leite
Com a greve suspensa pela justiça, ficais agropecuários federais que atuam em Mato Grosso do Sul irão realizar um protesto amanhã (22), na praça do Rádio Clube Cidade, em Campo Grande. A partir das 9 horas serão distribuídos cerca de 2 mil litros de leite.
De acordo com o porta-voz do comando estadual da greve, Luiz Marcelo Martins Araújo, para evitar tumulto, senha serão entregues para a retirada do alimento.
- Leia Também
- Com greve vetada pela Justiça, fiscais agropecuários anunciam força-tarefa
- Sem acordo com Governo, servidores federais mostram serviço para pressionar
Liminar do STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedida no dia 10 de agosto em favor do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) determinou o retorno de 100% do efetivo dos fiscais sob pena de multa de R$100 mil por dia, suspendendo a paralisação da categoria.
De acordo com Luiz Marcelo, em reunião ontem no Ministério do Planejamento, em Brasília, o governo ofereceu 15.87% de reajuste para a categoria a partir do ano que vem divido em três vezes. Segundo ele, a proposta não foi aceita e um novo encontro foi marcado para quinta-feira.
Conforme o porta-voz, o governo está simplificando a pauta de reivindicações da categoria. “ A nossa luta não é por reajuste salarial. Precisamos de concurso público, criação de uma escola de formação para os fiscais e uma política salarial”, explicou.
Hoje pela manhã, os ficais deram prosseguimento a fiscalização nos postos de Mundo Novo, na fronteira com o Paraguai, e Corumbá, na fronteira com a Bolívia. Os veículos que passam por esses locais estão sendo vistoriados.
A operação é nacional e tem o objetivo de impedir a entrada de produtos de origem animal e vegetal sem a devida certificação sanitária, que pode provocar o aparecimento de doenças e pragas.