ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Frigorífico fechado há 16 anos será ativado em Dois Irmãos do Buriti

Nyelder Rodrigues | 04/10/2017 22:56

Construído há 16 anos em Dois Irmãos do Buriti com recursos de emendas parlamentares, o frigorífico de peixes será ativado com apoio do Governo do Estado e da prefeitura local. A unidade não chegou a operar e ficou abandonada desde então.

Na época, a promessa era de desenvolvimento e geração de emprego e renda na região, o que, agora, pode se tornar real com os esforços do poder público para que a indústria entre finalmente em atividade.

Com capacidade de abate de seis tonadas de pescado/dia, o frigorífico de peixes está instalado no assentamento Paulo Freire. De acordo com o gerente da Indústria de Pescado Buriti, Jonas Pereira, a expectativa é que o empreendimento inicie as atividades em fevereiro de 2018, gerando até 40 empregos diretos, além dos indiretos.

Para isso, foi repassado nesta quarta-feira (4) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, R$ 405,8 mil do FAI (Fundo Estadual de Apoio à Industrialização) para compra de maquinários para o frigorífico.

O empreendimento é da prefeitura de Dois Irmãos, mas está concessionado à Indústria de Pescado Buriti. "A piscicultura é uma atividade econômica estritamente viável em Mato Grosso do Sul. Por isso é inconcebível que uma obra dessas esteja paralisada há 16 anos", frisa Reinaldo.

Atualmente, 60% do pescado consumido em Mato Grosso do Sul vem de estados como Mato Grosso e Rondônia. Para o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o mercado interno pode ser conquistado pelo produtor local.

"A Agraer vai fomentar em toda a região a produção de peixes. Vamos levar conhecimento, reunir pequenos produtores e mostrar que a piscicultura é lucrativa e um bom negócio”, explica o chefe da Agraer.

Nos siga no Google Notícias