ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Impacto do reajuste de energia pode levar inflação de maio para mais de 1%

Bruno Chaves | 07/05/2014 12:05

Com o reajuste médio de 11,20% da tarifa de energia elétrica da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) – 9,8% para clientes residenciais –, a inflação de Campo Grande no mês de maio pode ultrapassar 1%.

Estimativa do coordenador do Núcleo de Pesquisas Econômicas da Universidade Anhanguera-Uniderp, Celso Correia de Souza, que elabora o IPC/CG (Índice de Preços ao Consumidor de Campo Grande), quem mais sofrerá com o impacto será o consumidor que recebe até um salário mínimo.

“A Energia é o item que mais pesa na inflação. Qualquer variação já sinaliza grande mudança. Com o aumento médio de 11%, estimamos que a inflação de maio possa chegar a 1% ou mais. Isso porque o peso dela é alto, chega a 6,24%”, explicou Celso.

No IPC/CG, o item Energia faz parte do grupo Habitação. Logo, o coordenador avalia que se outros grupos como Alimentação, Saúde e Educação, entre outros, não registrarem queda na inflação, o consumidor pode sofrer com a perda do poder de compra.

“Quem ganha até um salário mínimo será mais penalizado. O poder de compra do consumidor, que tem o salário reajustado uma vez por ano, vai cair. É uma cadeia, não é só a conta de energia que vai aumentar, mas todos os serviços que dependem dela”, afirmou.

Energia mais cara – O reajuste aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para a tarifa da Enersul vai ser retroativo ao mês de abril, mas o consumidor não vai pagar de uma vez. O valor relativo ao mês passado será escalonado em três parcelas.

O reajuste médio autorizado pela agência, considerando todas as categorias e o número de clientes da Enersul, de 903 mil, ficou em 11,20%, 4,9 pontos percentuais a menos do que o solicitado pela companhia (16,10%).

O aumento começa em 9,4% para quem paga tarifa social, será de 9,8% para os clientes residenciais que não são beneficiados pela tarifa e, para os consumidores de alta tensão, que incluem os grandes clientes como a indústria, o reajuste será de 14,11%.

Nos siga no Google Notícias