A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

26/05/2008 14:41

Índice de confiança do empresário em MS fica estável

Redação

O ICE (Índice de Confiança do Empresário), divulgado nesta tarde pelo Nepes (Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais) da Uniderp mostra que a confiança da economia sul-mato-grossense pela classe empresarial manteve-se estável no primeiro trimestre deste ano em relação ao último trimestre de 2007. Conforme o estudo, o índice no primeiro trimestre foi de 13%, enquanto em último trimestre do ano passado foi de 18%.

De acordo com o professor e coordenador da pesquisa, José Francisco dos Reis Neto, foram avaliados o faturamento das empresas, número de empregados e investimentos futuros. Ele explica que, a perspectiva para o segundo trimestre é se manter igual ao obtido nos três primeiros meses de 2008. "O resultado é razoável para a economia do Estado", explica.

Neto explica que para a realização da pesquisa foram ouvidos 100 empresários de Campo Grande, via telefone, escolhidos aleatoriamente em uma lista com 1,5 mil nomes fornecidos pelo Sebrae (Serviços de Apoio às Micros e Pequenas Empresas). O ICE varia de -100% a +100%, o que mostra maior confiança.

Dados da pesquisa mostram que o faturamento aumentou para 40% das empresas, enquanto outras 27% apresentaram redução. Já o número de empregados no trimestre ficou estável em 63% das empresas. No entanto, 22% dos empresários pensam em contratar novos funcionários neste segundo trimestre, enquanto 75% pretendem manter o mesmo quadro de funcionários.

O coordenador da pesquisa informa que esse resultado na economia de Mato Grosso do Sul destacam que o aumento da concorrência e a escassez de mão-de-obra especializada foram os principais fatores que limitaram maior avanço da economia. Conforme o resultado, a agricultura foi o setor que menos cresceu do esperado (-50%) no 1º trimestre, seguido do comércio (9,9%), indústria (27,3%) e serviço (15,8%).

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions