ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Índice de confiança do empresário em MS fica estável

Redação | 26/05/2008 14:41

O ICE (Índice de Confiança do Empresário), divulgado nesta tarde pelo Nepes (Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais) da Uniderp mostra que a confiança da economia sul-mato-grossense pela classe empresarial manteve-se estável no primeiro trimestre deste ano em relação ao último trimestre de 2007. Conforme o estudo, o índice no primeiro trimestre foi de 13%, enquanto em último trimestre do ano passado foi de 18%.

De acordo com o professor e coordenador da pesquisa, José Francisco dos Reis Neto, foram avaliados o faturamento das empresas, número de empregados e investimentos futuros. Ele explica que, a perspectiva para o segundo trimestre é se manter igual ao obtido nos três primeiros meses de 2008. "O resultado é razoável para a economia do Estado", explica.

Neto explica que para a realização da pesquisa foram ouvidos 100 empresários de Campo Grande, via telefone, escolhidos aleatoriamente em uma lista com 1,5 mil nomes fornecidos pelo Sebrae (Serviços de Apoio às Micros e Pequenas Empresas). O ICE varia de -100% a +100%, o que mostra maior confiança.

Dados da pesquisa mostram que o faturamento aumentou para 40% das empresas, enquanto outras 27% apresentaram redução. Já o número de empregados no trimestre ficou estável em 63% das empresas. No entanto, 22% dos empresários pensam em contratar novos funcionários neste segundo trimestre, enquanto 75% pretendem manter o mesmo quadro de funcionários.

O coordenador da pesquisa informa que esse resultado na economia de Mato Grosso do Sul destacam que o aumento da concorrência e a escassez de mão-de-obra especializada foram os principais fatores que limitaram maior avanço da economia. Conforme o resultado, a agricultura foi o setor que menos cresceu do esperado (-50%) no 1º trimestre, seguido do comércio (9,9%), indústria (27,3%) e serviço (15,8%).

Nos siga no Google Notícias