ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Indústria obtém licença para investir R$ 8 bilhões e ampliar produção

Marta Ferreira | 25/06/2014 16:19
Fábrica da Eldorado, que vai ampliar produção. (Foto: Divulgação)
Fábrica da Eldorado, que vai ampliar produção. (Foto: Divulgação)

A indústria de celulose Eldorado, instalada desde 2012 em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, anunciou hoje que recebeu licença ambiental para ampliar a capacidade de produção para 4 milhões de toneladas por ano. A empresa vai elevar a produção em 135% em relação a capacidade atual, em torno de 1,7 milhão de toneladas.  O investimento previsto é de R$ 8 bilhões, na construção da fábrica, na ampliação da logística e na composição de novas florestas próprias de eucalipto. A expectativa é criar 800 novos postos de trabalho.

O presidente da empresa, José Carlos Grubisich, afirmou em material divulgado à imprensa que considera essa uma conquista dupla. “Nos permite ampliar a atual capacidade de produção com ganhos de sinergia e competitividade, além de nos permitir a construção de uma nova linha de produção de até 2,3 milhões de toneladas por ano”, afirmou.

Segundo a Eldorado divulgou, o início da terraplanagem está programado para julho, num espaço ao lado do já ocupado pela fábrica, que já contemplava a expansão. “A área foi preparada para acomodar as duas linhas, compartilhando infraestrutura e alavancando investimentos já realizados”, explica o diretor Técnico Industrial da Eldorado, Carlos Monteiro.

A nova linha de produção irá gerar 300 megawatt-hora (MWh) adicionais de energia, ampliando a geração do complexo da Eldorado para mais de 500 MWh. A empresa afirma que vai se manter autossuficiente em energia, com venda do excedente para empresas instaladas no complexo industrial em Três Lagoas e para o sistema elétrico nacional.

Conforme a empresa, além de gerar empregos na fase de construção civil e montagem, a expansão já apresenta reflexos na equipe, que será ampliada. Segundo dados informados quando da inauguração da fábrica, a Eldorado tem cerca de 2,5 mil funcionários.

“Desde o início deste ano, estamos plantando eucalipto para a nova linha. Até dezembro serão mais 50 mil hectares de florestas que, somadas as dedicadas à linha atual, resultam em mais de 210 mil hectares de florestas plantadas. Para gerir e operar toda esta área, investimos em contratação de funcionários diretos, promovendo colaboradores antigos e admitindo pessoas”, revela Monteiro.

Nos siga no Google Notícias