A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

09/01/2012 11:55

Inflação de 2011 bateu recorde dos últimos 8 anos em Campo Grande

Marta Ferreira

Índice fechou em 6,57%, o maior desde 2003, quando havia superado os 11%

Em dezembro, mês de consumo em alta, a inflação aumentou, contribuindo para o fechamento recorde do ano: o maior IPC desde 2003. (Foto: Simão Nogueira)Em dezembro, mês de consumo em alta, a inflação aumentou, contribuindo para o fechamento recorde do ano: o maior IPC desde 2003. (Foto: Simão Nogueira)

Desde 2003, Campo Grande não registrava uma inflação tão alta quanto a de 2011. O índice ficou em 6,57%, acima dos 6,32% de 2010, conforme o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), divulgado hoje.

Foi o maior índice em 8 anos, considerando que, antes disso, ele havia superado os 11%, EM 2003.

"O grupo Educação foi o grupo que apresentou a maior taxa acumulada no ano de 2011, ficando em 10,10%, seguido dos grupos Vestuário 8,15% e Habitação 7,78%, com índices acima da inflação acumulada deste ano”, analisa pesquisador do Nepes (Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais da Universidade Anhanguera-Uniderp), José Francisco dos Reis Neto, responsável pelo estudo.

Com o resultado acumulado do ano, o percentual ficou acima da meta estabelecida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), de 6,5%, e bem acima do centro da meta, de 4,5%, comenta o coordenador do Nepes, Celso Correia de Souza.

O IPC/CG mede a inflação a partir da comparação da situação de consumo do mês atual em relação ao mês anterior, de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos.

Último mês do ano- Em dezembro, com consumo em alta, a inflação foi de 0,58%, uma alta considerável em relação a novembro, quando houve deflação de 0,37%.

“Apesar das fortes compras de fim de ano e da mudança de estação de primavera para verão, no mês de dezembro, somente os grupos Habitação e Vestuário apresentaram deflação”, considera Souza. Todos os outros grupos tiveram variações positivas.

Procon da Capital abre campanha para orientar comércio e consumidor no Natal
O Procon (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor) de Campo Grande dá início nesta segunda-feira (18) a uma semana de orientação e atendimen...
Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions