A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 22 de Junho de 2017

08/02/2017 09:36

Inflação sobe 0,52% em janeiro com alta no preço dos alimentos e transporte

Elci Holsback
Alimentos registraram alta nos preços em janeiro. (Foto: Marcos Ermínio)Alimentos registraram alta nos preços em janeiro. (Foto: Marcos Ermínio)

Campo Grande foi a capital com sexta maior inflação do País em janeiro, entre as 13 pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) por meio do IPCA (Índice de Preços do Consumidor). O índice registrado foi de 0,56% enquanto o nacional ficou em 0,38%.

A Capital com maior inflação registrada foi o Distrito Federal, com 0,72% e a menor foi Porto Alegre, com 0,18%, conforme os dados divulgados hoje.

A alta foi puxada por setores como alimentos e bebidas, com alta de 0,78%; habitação, com 1,26%; transportes, com 1,17% e comunicação, com aumento de 0,80% na Capital sul-mato-grossense.

Em contrapartida, alguns setores registraram queda em Campo Grande. Os artigos de residência tiveram retração de 0,95% e o vestuário, 1,41%.

Entre os produtos com maior alta, destaque para as hortaliças e verduras, com aumento registrado no período de 9,93%, seguido dos óleos e gorduras, com 5,2% e o transporte público, com 3,2% de aumento no período.

Entre as principais reduções, estão os tubérculos, raízes e legumes, com -5,3% e roupa masculina, com -2,7%.   

Acumulado - Na variação acumulada dos últimos 12 meses, Campo Grande é a segunda Capital com maior índice de inflação, com 6,65%, ficando atrás apenas de Fortaleza (CE), que registrou 7,45%, quando a média nacional foi de 5,35%.

No acumulado, a educação foi o setor que impulsionou a alta, com inflação de 9,7% no período, seguida pelos alimentos e bebidas, com 7,3%. O único setor que apresentou deflação foi o de artigos para residência, com -0,9% no período.

INPC - O  INPC( Índice Nacional de Preços ao Consumidor) calculado junto a famílias que ganham de um a cinco salários mínimos, ficou em sexto lugar em Campo Grande, junto a Belém, no ranking das capitais pesquisadas no período, com 0,57% enquanto a média nacional foi de 0,42%.

EUA suspendem todas as importações de carne in natura do Brasil
O secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, anunciou nesta quinta-feira, 22, a suspensão de todas as importações de carne bovina in natura do ...
Dólar fecha em leve alta e com investidor monitorando cenário político
O dólar teve mais um dia de volatilidade pautado por forças opostas em diversos momentos, mas incertezas políticas prevaleceram no fim dos negócios n...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions