A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 30 de Abril de 2017

10/03/2017 23:55

Inflação tem ligeira elevação em fevereiro na Capital, aponta IPCA

Nyelder Rodrigues

A inflação em Campo Grande sofreu ligeira elevação durante o mês de fevereiro, conforme o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), levantamento feito mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em janeiro, o índice foi de 0,56%.

O grupo de produtos que ajudou a segurar a alta foi o de Alimentação e bebidas, com deflação de 0,91%, e Habitação, com redução de 0,70%. Na maioria dos outros grupos, os aumentos não passaram de um ponto porcentual.

É o caso do Vestuário, Transportes e Despesas Pessoais, com respectivamente 0,43%, 0,65% e 0,77%. O único grupo que ultrapassou essa faixa, sendo o vilão do mês, foi o de Educação. A alta de materiais escolares e reajustes em matrículas e mensalidades fez o setor registrar inflação de 5% na Capital.

Apesar do número parecer exorbitante, foi o sexto menor entre as 13 capitais que são avaliadas pelo IBGE - Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), São Paulo (SP), Brasília (DF), Belém (PA), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Vitória (ES).

**Deflação no INPC - O IPCA apura os valores tendo como referência o consumidor amplo, ou seja, família com renda que podem variar entre um salário mímino e até 40 salários. Já o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) aplica critérios tendo como foco da pesquisa família com renda entra um e cinco salários mínimos, onde houve deflação.

Entre as pesquisas, apenas Campo Grande e Goiânia apresentaram essa redução geral - 0,04% e 0,44%, respectivamente. O setor de Alimentação apresentou queda de 1,04%, enquanto a Habitação caiu 0,67%. Do outro lado, a Educação teve aumento de 3,62%, impedindo que a deflação fosse ainda maior conforme os índices oficiais do Governo Federal.

Justiça derruba liminar e empresas aéreas podem cobrar por despacho de bagagens
A Justiça Federal do Ceará, derrubou a liminar que suspendia a cobrança pelo despacho de bagagens em voos no Brasil. A decisão é do juiz federal, Alc...
Imposto de Renda: Quem perdeu prazo pode declarar na terça e com multa
Quem perdeu o prazo da declaração do Imposto de Renda que encerrou na sexta-feira (28), pode declarar, pagando multa, a partir de terça-feira (2). Os...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions