ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Inflação tem ligeira elevação em fevereiro na Capital, aponta IPCA

Nyelder Rodrigues | 10/03/2017 23:55

A inflação em Campo Grande sofreu ligeira elevação durante o mês de fevereiro, conforme o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), levantamento feito mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em janeiro, o índice foi de 0,56%.

O grupo de produtos que ajudou a segurar a alta foi o de Alimentação e bebidas, com deflação de 0,91%, e Habitação, com redução de 0,70%. Na maioria dos outros grupos, os aumentos não passaram de um ponto porcentual.

É o caso do Vestuário, Transportes e Despesas Pessoais, com respectivamente 0,43%, 0,65% e 0,77%. O único grupo que ultrapassou essa faixa, sendo o vilão do mês, foi o de Educação. A alta de materiais escolares e reajustes em matrículas e mensalidades fez o setor registrar inflação de 5% na Capital.

Apesar do número parecer exorbitante, foi o sexto menor entre as 13 capitais que são avaliadas pelo IBGE - Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), São Paulo (SP), Brasília (DF), Belém (PA), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Vitória (ES).

**Deflação no INPC - O IPCA apura os valores tendo como referência o consumidor amplo, ou seja, família com renda que podem variar entre um salário mímino e até 40 salários. Já o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) aplica critérios tendo como foco da pesquisa família com renda entra um e cinco salários mínimos, onde houve deflação.

Entre as pesquisas, apenas Campo Grande e Goiânia apresentaram essa redução geral - 0,04% e 0,44%, respectivamente. O setor de Alimentação apresentou queda de 1,04%, enquanto a Habitação caiu 0,67%. Do outro lado, a Educação teve aumento de 3,62%, impedindo que a deflação fosse ainda maior conforme os índices oficiais do Governo Federal.

Nos siga no Google Notícias