ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Intenção de consumo sobe na Capital, mas famílias seguram gastos em compras

Pesquisa mostra que 47% das famílias campo-grandenses estão comprando menos do que no ano passado

Izabela Cavalcanti | 03/08/2022 09:53
Consumidores na Rua 14 de Julho, no centro de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Consumidores na Rua 14 de Julho, no centro de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Apesar de a intenção de consumo aumentar em julho, as famílias campo-grandenses continuam mantendo cautela na hora de ir às compras. É o que mostra pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio), divulgada pela Fecomércio-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio de Mato Grosso do Sul).

Em julho, o índice saiu de 94,6 pontos para 96,1. Em contrapartida, 47% das famílias afirmam estarem comprando menos do que o mesmo período do ano passado. Além disso, a perspectiva está menor para 44,3% das famílias, e apenas para 12,7% está maior.

Exemplo disso, é a dona de casa Maria Elizabete, de 64 anos. Ela conta que este ano está mais difícil de comprar. "Está todo mundo zerado. Está tudo muito caro. Estou comprando até menos."

A gerente da loja de roupa feminina, Uzze, que preferiu não se identificar, disse que as clientes estão escolhendo a dedo o que comprar. "Elas não estão comprando como era para comprar. Ás vezes tem opção de levar mais de uma peça, mas prefere levar apenas uma", explica.

Em relação a compra de bens duráveis, como eletrodomésticos, TV, som, 68,2% acreditam ser um mau momento e para 24,6% seria uma boa ocasião.

Na visão da economista da Fecomércio-MS, Regiane Dedé de Oliveira, mesmo as famílias estarem comprando menos, o cenário está mais otimista.

“Estamos com um clima mais otimista, mesmo com 47% das famílias afirmando que estão comprando menos do que no ano passado. As medidas adotadas para a redução de impostos estão impactando na avaliação do consumidor, que vê um cenário econômico mais positivo para este segundo semestre”, avalia.

Em relação a situação atual do emprego, 56,5% das famílias participantes da pesquisa, estão mais seguras e 14,4% menos confiantes. Para os próximos seis meses, 59,6% estão com boas perspectivas e 29% não estão. A renda atual melhorou para 29,3% e piorou para 14,9%.

Crédito - Ainda de acordo com o levantamento, 25,3% das famílias afirmam estar mais difícil de conseguir empréstimo  e 14,8% acreditam estar mais fácil.

Nos siga no Google Notícias