ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Economia

J&F, novata na mineração, deve manter empregos e ampliar operações, prevê Estado

Em 2021, a mina localizada em Corumbá produziu 2,7 milhões de toneladas de minério de ferro

Lucia Morel e Sílvia Frias | 06/04/2022 15:24
Área da mina de Urucum, em Corumbá. (Foto: Divulgação)
Área da mina de Urucum, em Corumbá. (Foto: Divulgação)

Nova empresa que vai gerir as minas de minério de ferro em Corumbá que pertenciam à Vale, a J&F, vai ter todo apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, desde que se comprometa a manter os empregos e ampliar as operações, disse ao Campo Grande News o secretário de desenvolvimento, Jaime Verruck.

O titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) sustenta que há pelo menos três meses já conversava com a Vale sobre o processo de desenvestimento na região Centro-Oeste e que a J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, já atuam em MS em outras áreas, o que facilita a parceria.

“A J&F está começando no minério, mas já tem participação grande no abate de frango, bovinos e celulose também em Mato Grosso do Sul, com a Eldorado. Já é um grupo relevante em MS”, analisa.

Verruck sustentou, no entanto, que a perspectiva é de crescimento e que as operações vão além dos 2,7 milhões de toneladas por mês, atual. “Precisamos que a empresa avance na ampliação dessa exploração. Poderia até vir uma siderurgia, para agregar valor, mas isso ainda não está previsto”, disse.

Quanto aos empregos, além de manter e tentar ampliar a produção, o secretário entende que é preciso que a J&F mantenha os empregos já existentes. “É estratégia empresarial da Vale esse desenvestimento e a J&F terá apoio desde que se comprometa em manter empregos e ampliar produção”, afirmou.

Operação – a Vale S.A anunciou contrato de venda das empresas de minério de ferro, minério de manganês e logística do sistema Centro-Oeste para a J&F Investimentos Ltda, operação que movimenta US$ 1,2 bilhão. No “pacote”, serão repassadas a exploração nas minas de Santa Cruz e do Urucum, em Corumbá.

Em 2021, segundo a mineradora, a mina localizada em Corumbá produziu 2,7 milhões de toneladas de minério de ferro e 200 mil toneladas de manganês. Sendo referendada pelos órgãos competentes, passará a ser de propriedade da holding dos irmãos Wesley e Joesley Batista.

O comunicado ao mercado foi divulgado hoje pela Vale. Os ativos do Sistema Centro-Oeste englobam a Mineração Corumbaense Reunida S.A, Mineração Mato Grosso S.A, International Iron Company, Inc. e Transbarge Navegación Sociedad Anónima, incluindo, ainda, os contratos logísticos.

Nos siga no Google Notícias