ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Marfrig fecha unidade reaberta em MS há menos de 2 anos e demite 500

Frigorífico foi fechado pela empresa em 2015 e reaberto; medida foi tomada em meio a negociações de fusão com a BRF

Humberto Marques | 05/06/2019 15:29
Unidade do Marfrig foi fechada em 2015 e reaberta no segundo semestre de 2017; novo encerramento de atividades foi "decisão estratégica", alega empresa. (Foto: Arquivo)
Unidade do Marfrig foi fechada em 2015 e reaberta no segundo semestre de 2017; novo encerramento de atividades foi "decisão estratégica", alega empresa. (Foto: Arquivo)

O Marfrig Global Foods anunciou nesta quarta-feira (6) o fechamento do frigorífico que administrava em Paranaíba –a 422 km de Campo Grande– há menos de dois anos. Com a medida, estima-se que cerca de 500 trabalhadores serão dispensados. A medida foi tomada em meio a uma “decisão estratégica” da multinacional de carnes, que negocia sua fusão com a BRF Foods.

A unidade mantinha média de 600 abates diários e havia sido arrendada da Total S/A no retorno da empresa ao município –que, em 2015, também encerrou os abates na mesma unidade, mas sob o argumento de falta de bois no mercado. Naquela ocasião, foram demitidos cerca de 530 trabalhadores. Em julho de 2017, porém, a empresa anunciou a retomada das atividades na planta, que também interessava a um grupo português.

Em nota, a empresa apenas relatou o encerramento das atividades, mas não deu detalhes sobre as razões. “A Marfrig confirma o encerramento das atividades na unidade de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul, por conta de uma decisão estratégica. A companhia reitera que cumpre rigorosamente todas as normas vigentes e mantém compromisso com a excelência operacional”, destaca o comunicado.

Com o fechamento da planta de Paranaíba, o Marfrig mantém uma unidade de produção em Mato Grosso do Sul, em Bataguassu –a 335 km da Capital–, que no fim de 2018 chegou a ter incentivos fiscais suspensos devido ao descumprimento de um termo de acordo firmado em 2007 com a administração estadual, que previa a implantação de uma fábrica de biodiesel. Na ocasião, a empresa também informou que a medida não causaria impactos, já que o grupo havia desistido da construção da usina.

Fusão – Na quinta-feira (30), BRF e Marfrig divulgaram fato relevante ao mercado, confirmando que seus conselhos de administração autorizaram a assinatura de memorando de entendimentos, visando à união de negócios entre os dois grupos que, por até 120 dias, não poderão discutir fusões ou incorporações com outros grupos.

Embora o comunicado admita que a unificação das empresas pode não sair do papel, ele também representaria o surgimento de uma nova gigante mundial no setor de carnes –com 85% do negócio sendo controlado pela BRF, e o restante cabendo ao Marfrig, em um negócio de quase R$ 28 bilhões e alcance global.

O Campo Grande News tentou contatar a direção do sindicato dos trabalhadores na indústria frigorífica da região de Paranaíba a fim de obter detalhes quanto a situação dos agora ex-funcionários da indústria, mas não conseguiu localizar os representantes.

Nos siga no Google Notícias