ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Economia

Mudança em tributos de frigoríficos segue nesta semana

Redação | 20/07/2009 13:30

As medidas que mudam a forma de tributação para os frigoríficos serão encaminhadas ainda nesta semana para análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os frigoríficos foram comunicados sobre a mudança na última terça-feira (14) pelo próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante encontro em Brasília.

Segundo nota distribuída pela assessoria do ministro, a incidência de PIS/Pasep e da Cofins na venda de carne bovina e derivados no mercado interno será suspensa, caso a medida seja aprovada.

Insumos para a produção e alguns outros subprodutos do boi, como couro, sebo, osso e chifre também foram incluídos na medida.

Os supermercados, dentre outros comerciantes desses produtos, "poderão apropriar-se de um percentual do crédito presumido, apurado com base no valor dessas aquisições, fornecidas pelos frigoríficos", informa a nota.

No novo modelo, de acordo com a nota, os frigoríficos exportadores, que representam uma parcela significativa do setor, poderão utilizar os créditos presumidos como meio de compensação com outros tributos e contribuições administrada pela Receita Federal no momento da aquisição dos insumos.

O problema não existe para os frigoríficos no mercado interno segundo a Fazenda.

A medida vai evitar o acúmulo progressivo desses recursos nos frigoríficos exportadores assim como permitirá que o setor evite diversificar a atuação, operando em outros ramos da economia e provocando desequilíbrio do mercado e perda da eficiência das empresas.

Tal distorção, informa também a nota, foi agravada pela crise mundial devido à valorização cambial e à recessão no mercado global.

"Houve um acordo para que os frigoríficos, quando venderem aos supermercados no mercado interno, vão reduzir os seus preços. O modelo não vai ter nenhum impacto para o consumidor final.", disse subsecretário de Tributação e Contencioso da Receita Federal, Sandro Serpa.

Isso porque embora os frigoríficos vendam os produtos mais baratos, os supermercados recolherão mais impostos sobre esses.

Sandro Serpa informou que a forma de encaminhamento das medidas ainda não esta definida. Segundo ele, o ministro Guido Mantega deve consultar o presidente ainda nesta semana sobre o instrumento normativo mais adequado para fazer as mudanças. O modelo não prevê período de vigência.

"Se a gente verificar que esse preço não está sendo reduzido, aí a gente vai ter que tomar alguma medida. Mas o modelo prevê a redução dos preços dos frigoríficos para os supermercados".

O novo modelo de tributação também não terá impacto na arrecadação.

Nos siga no Google Notícias