ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Mudança no cálculo do gás pode elevar receita de ICMS

Redação | 16/12/2009 11:47

Na próxima sexta-feira a Petrobrás e a estatal boliviana YPFB assinam termo aditivo ao contrato de importações de gás que deve garantir à Bolívia um ganho adicional de, pelo menos, US$ 1,2 bilhão até 2019. Para Mato Grosso do Sul, a mudança no cálculo deve resultar em aumento no recolhimento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), disse esta manhã o governador, André Puccinelli (PMDB).

O governador explicou que o gás é uma mistura de metano, etano, propano e butano. Todos eles produzem subprodutos, como polietileno e GLP. Alguns desses elementos são líquidos e outros sólidos. No contrato há cláusulas sobre bombeamento na forma seca e outras rezam que se for bombeado de forma rica, com todos os componentes, muda o sistema de tarifação.

"Se isso ocorrer claro que o valor vai subir e a alíquota sobre o maior valor pode redundar em crescimento da arrecadação. Isso está no contrato, mas tem que ser visto na Petrobrás. Não sei dizer o percentual de aumento porque é uma composição química e não terminei o curso de engenharia", ironizou o governador, durante solenidade de assinatura de termo para ampliação do aeroporto da Capital no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

André tem falado desde o início do ano que a Petrobrás tem se valido de uma manobra de subfaturamento do preço do gás para pagar menos imposto. A isso se soma a redução nas importações. Os dados da balança comercial apontam queda de 20% no volume importado e de 13% no valor pago pelo gás boliviano. Segundo o governo o baque na arrecadação de ICMS acumulado neste ano é de R$ 250 milhões.

Notícia do jornal Estado de São Paulo dá conta de que o acordo que será firmado na próxima sexta-feira confirma a Ata de Brasília, assinada em 2007 pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Evo Morales, na qual o Brasil se comprometia a pagar mais pelas "frações líquidas" do gás boliviano: propano, butano e gasolina natural. A tendência é que a alta não chegue aos consumidores para que o consumo não seja desestimulado. A expectativa é que o mercado brasileiro feche o ano com consumo de gás equivalente ao verificado em 2005.

Nos siga no Google Notícias