ACOMPANHE-NOS    
JULHO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Não precisa de fila: FGTS emergencial é liberado para movimentação no débito

Hoje o depósito é para nascidos em janeiro e no dia 25 de julho será liberado para saque; veja o calendário completo

Por Ângela Kempfer | 29/06/2020 10:06
Antes de agência abrir, fila se formava na Caixa da Afonso Pena. (Foto: Paulo Francis)
Antes de agência abrir, fila se formava na Caixa da Afonso Pena. (Foto: Paulo Francis)

Mais de 4,9 milhões de trabalhadores no Brasil, nascidos em janeiro, recebem hoje (29) Saque Emergencial do FGTS, Foram depositados até R$ 1.045 por conta, mas por enquanto apenas como crédito para movimentação com o cartão da Poupança Social Digital, no débito. 

O valor considera a soma dos saldos de todas contas ativas ou inativas com saldo no Fundo de Garantia.

Ninguém precisa ir até as agências do banco. Para pagar contas ou comprar no débito, é preciso baixar o aplicativo Caixa Tem, sem custo. Com ele, é possível quitar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral, além de usar em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com uso do cartão de débito virtual, por meio de mais de 9 milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.

Em uma segunda etapa, o recurso será disponibilizado para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento. Quem teve o crédito liberado hoje, por exemplo, terá a opção de saque a partir de 25 de julho.

A próxima fase será para nascidos em fevereiro, em 6 de julho para movimentação no débito e em 8 de agosto para saque.

Quem não quiser o saque emergencial, pode informar essa opção pelo App FGTS com pelo menos 10 dias de antecedência da data prevista para o crédito na poupança social digital, conforme o calendário.

Os valores retornarão à conta do FGTS devidamente corrigidos, sem prejuízo.

A Caixa também alerta que não mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais. Também não envia links ou pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Veja o calendário completo:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade