ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Negociação empaca e comércio ainda não definiu horário de fim de ano

Data-base da categoria é 1º de novembro, mas até agora não houve acordo

Mayara Bueno | 17/11/2017 14:58
Movimento no centro de Campo Grande. (Foto: André Bittar/Arquivo).
Movimento no centro de Campo Grande. (Foto: André Bittar/Arquivo).

Negociação entre funcionários e empregadores do comércio em Mato Grosso do Sul está emperrada. Com isso, há pouco mais de um mês para o Natal, o horário de funcionamento no fim de ano está indefinido.

A data-base da categoria é 1º novembro, mas acordo definindo a negociação, como reajuste salarial, não foi finalizado. A Fetracom/MS (Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul) alega que a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de MS) - que representa as empresas - está protelando a negociação.

"A data base é novembro. Como não fechamos convenção em nenhum local, inclusive em Campo Grande, se a gente não negociar, os trabalhadores não são obrigados a trabalhar no feriado, por exemplo".

Legislação federal não permite o prolongamento de jornada sem acordo neste sentido. Já comum, o horário estendido é mecanismo para atrair mais clientes, que conseguem ter mais tempo para fazer as compras de fim de ano.

Por outro lado, a Federação do Comércio afirma que em momento algum se recusou a discutir com os trabalhadores a nova convenção, inclusive uma reunião - a terceira - será feita na segunda-feira (20).

"Estamos negociando. Já tivemos três rodadas de negociação e discussão demora. A federação em momento algum se negou a negociar para chegar a um bom termo", afirmou o gerente de relações sindicais da Fecomércio, Fernando Camilo.

Negociação salarial - Entre os itens revindicados pela categoria, está o índice de reajuste que, ainda de acordo com o diretor-presidente do Fetracom, pode girar em torno de 3% a 5%. "Estamos dispostos a negociar".

Nos siga no Google Notícias