ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Operadora Tim lança 4G para toda a clientela em MS

Marta Ferreira | 06/06/2014 11:58
O diretor da Tim para o Centro-Oeste, Leonardo Queiroz. (Foto: Fernando Ricardo Ientzch)
O diretor da Tim para o Centro-Oeste, Leonardo Queiroz. (Foto: Fernando Ricardo Ientzch)

A operadora de telefonia Tim lançou, nesta quinta-feira, a tecnologia 4G em Mato Grosso do Sul, apostando em um diferencial em relação às concorrentes: a tecnologia é oferecida a toda a clientela, incluindo os usuários do sistema pré-pago.

A Tim, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) do mês de abril, tem uma participação no mercado de telefonia móvel de Mato Grosso do Sul de 13,9%. Se você quer conhecer a cobertura da Tim na sua região basta acessar o portal www.portasabertas.tim.com.br, no qual, a partir do CEP fornecido, a informação é disponibilizada.

Em visita ao Campo Grande News, o diretor para o Centro-Oeste da Tim, Leonardo Queiroz, informou que a operadora possui planos pré-pago de acesso à internet em tablets e modem a partir de R$ 1,99. Neste valor, o cliente pode navegar até 100 MB por dia. Para o cliente de pós-pago, o cliente não paga nenhum valor adicional para ter acesso à tecnologia 4G. Clientes com perfil de uso que necessite de um consumo, como os que baixam muitos vídeos, podem ter até 3GB de dados, segundo Queiroz. “Mas todo cliente começa com essa possibilidade de ter 100 mega”, informa. Para isso, é preciso ter um chip 4G e um aparelho preparado para essa tecnologia.

De acordo com o diretor da Tïm, além de lançar a tecnologia 4G, inicialmente para Campo Grande, a empresa também passou a usar um sistema 3G mais moderno do que o da concorrência, também nesta terça-feira. O 3G da TIM, segundo o diretor, está programado para atingir uma velocidade de até 42 MB na antena, devido à tecnologia 3G de última geração e à nova rede de transmissão por fibras ópticas implementada em Campo Grande. Já a tecnologia 3G da concorrência permite uma velocidade em até 21 MB”.


Queiroz explica que o usuário pode navegar na tecnologia à qual melhor se adaptar, 2G, 3G ou 4G. O próprio aparelho procura a velocidade mais rápida. Se o cliente quiser testar a quantas anda a internet em seu telefone, pode usar um aplicativo específico para isso, o Speed Test, que indica na hora qual o ritmo de transferência de dados.

Adaptações ao mercado – A Tim tem a meta de ser vice-líder no 4G. Para isso, explica Queiroz, está se adaptando ao comportamento da clientela de celular. A leitura do mercado, observa, indica que as pessoas ainda usam mais o serviço de voz, ou seja, para falar no telefone, mas estão migrando, cada vez mais, para o uso de dados, com destaque para a navegação na internet.

Como a empresa identificou o crescimento do uso de tablet, ela decidiu adotar a fidelização, o que não havia antes, para esse cliente específico. Quem adquire o modem para navegar no tablet tem a possibilidade de ter o aparelho custeado pela empresa, desde que seja fidelizado.

De olho nessa mesma tendência, de uso cada vez maior de dados, a empresa também criou um aplicativo para conversação instantânea, na mesma linha do WhatsApp. Trata-se do Blah, que pode ser baixado por qualquer usuário de telefonia. O aplicativo busca na agenda do celular os contatos e informa quem já usa o Blah, quem é da Tim e quem é de outra operadora.

“É uma forma de ajudar a diminuir o valor da conta”, afirma Leonardo Queiroz. Ele explicar que, por meio do Blah, é possível, assim como no WhatsApp, falar com o interlocutor direto no aplicativo, sem pagar por uma ligação telefônica. Basta estar conectado na internet. Um outro aplicativo oferecido é de música, o Tim Music. Para cliente pós-pago, o serviço custa R$ 9,90 por mês. Nos planos Infinity (pré-pago) e Liberty Controle, custa R$, 2,90 por semana ou R$ 0,50/dia.


Nos siga no Google Notícias