ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Para 11 mil contribuintes de MS, hoje é dia de receber restituição do IR

Valor depositado é de R$ 26 milhões, segundo a Receita Federal informou

Marta Ferreira | 29/05/2020 06:50
Consulta pode ser feita na página da Receita. (Foto: Reprodução da internet)
Consulta pode ser feita na página da Receita. (Foto: Reprodução da internet)

Para 11.217 contribuintes de Mato Grosso do Sul, esta sexta-feira (29) é dia de receber restituição do Imposto de Renda. Eles estão sendo beneficiados pelo primeiro lote pago pela Receita Federal.   O valor depositado em Mato Grosso do Sul é de 26,9 milhões.

No Brasil, o primeiro lote contempla 901 mil contribuintes, entre eles 133.171 idosos acima de 80 anos, 710.275 entre 60 e 79 anos e 57.631 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Por causa da pandemia de novo coronavírus, o cronograma de pagamentos foi antecipado para maio. A quantidade de lotes também foi reduzida de sete para cinco – com o último lote de restituição previsto para o dia 30 de setembro. No ano passado, as restituições se iniciaram em 17 de junho e se estenderam até 16 de dezembro.

A data de depósito da restituição é depositada na conta do contribuinte também sofreu alteração neste ano. Normalmente, o crédito bancário ocorria no dia 15 de cada mês. Agora, o pagamento será realizado no último dia útil do mês.

A cada lote, os valores da restituição serão corrigidos pela taxa Selic, atualmente em 3% ao ano.

Regras – O contribuinte tem prazo de um ano para sacar o valor na agência bancária indicada no ato da declaração. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Para saber se teve a declaração liberada, basta acessar a página da Receita na Internet e informar o CPF, exercício da declaração, data de nascimento do contribuinte e código verificador.

No serviço virtual e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração, saber antecipadamente em qual dos lotes a respectiva restituição será paga e ver se há inconsistências de dados. Em casos de erros, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A consulta pode ser feita também por meio do serviço telefônico da Receita, através do número 146, e no aplicativo para celulares. Com o app dá para consultar diretamente nas bases de dados da Receita Federal, informações sobre a liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral.

Nos siga no Google Notícias