A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

23/09/2017 09:15

Para pagar dívidas, juiz manda desbloquear ações da J&F na Eldorado

A indústria de celulose, localizada em Três Lagoas, foi vendida no começo do mês por R$ 15 bi ao grupo holandês Paper Excellence

Gabriel Maymone
Juiz libera ações da Eldorado para irmãos Batista pagarem dívidas (Foto: Divulgação)Juiz libera ações da Eldorado para irmãos Batista pagarem dívidas (Foto: Divulgação)

Os irmãos Joesley e Wesley Batista, do grupo J&F, tiveram suas ações na empresa de celulose Eldorado, localizada em Três Lagoas – distante 338 quilômetros de Campo Grande, desbloqueadas por determinação do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília.

Segundo a Época, o objetivo é usar os recursos para pagar as dívidas da JBS e outras companhias que ficam sob o domínio da J&F. 

"Que os requeridos demonstrem que todo o valor obtido com a venda de ativos (ações da empresa Eldorado Brasil Celulose S.A. e outros ativos de Companhias da Holding) será/é destinado ao pagamento de dívidas da JBS S.A. e de empresas do Grupo J&f, ou, alternativamente, demostrem que o valor integral se destina/fique no Caixa da JBS S.A. para o escopo do pagamento das dívidas, ou, diante da impossibilidade de cumprir tal condição, que o destino integral do ativo das vendas das ações da Eldorado Celulose fique/destine-se à Conta Judicial vinculada a esta Vara Federal", escreveu o juiz em decisão tomada na última quinta-feira.

Foi o mesmo magistrado que havia bloqueado as ações em março, a pedido do MPF (Ministério Público Federal), mas agora ele avaliou que o desbloqueio era adequado, tendo em vista os ajustes firmado pelo grupo empresarial com o Ministério Público.

Em decisão complementar tomada também na quinta-feira, o juiz determinou que o grupo empresarial "apresente a este juízo declaração expressa, firmada pelos seus representantes e/ou advogados com poderes expressos para tanto, pela submissão às condições fixadas na decisão para o desbloqueio das ações da Holding J&F Participações S.A. na empresa Eldorado Brasil Celulose".

Venda – No começo deste mês, foi anunciado a compra da Eldorado pelo grupo holandês Paper Excellence, por R$ 15 bilhões.

A Eldorado produz 1,7 milhão de toneladas de celulose de eucalipto por ano. Sua venda vinha sendo negociada com diversos interessados, incluindo o grupo chileno Arauco, as empresas brasileiras Suzano e Fibria e a indonésia Asia Pulp & Paper.

Em comunicado enviado à imprensa, o grupo Paper Excellence ressalta que a aquisição é importante porque inclui no seu portfólio ativos de produção de celulose de eucalipto. No texto, a J&F destaca a qualidade dos ativos que compõem a Eldorado e as empresas afirmam que a negociação atendeu ao interesse das duas partes.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions