ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Secretário afirma que venda da Eldorado tranquiliza setor

Empresa passa a integrar grupo holandês da indústria do papel

Izabela Sanchez | 02/09/2017 15:58
Em publicação na página da Semagro Jaime Verruck afirma que venda tranquila MS (Arquivo/Campo Grande News)
Em publicação na página da Semagro Jaime Verruck afirma que venda tranquila MS (Arquivo/Campo Grande News)

Com a notícia da venda da unidade da Eldorado Celulose em Três Lagoas, que pertencia à controladora financeira J&F - dos irmãos Wesley e Joesley Batista -, o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck publicou um vídeo na página oficial da pasta no Facebook para repercutir a notícia. Na publicação o secretário declara que a venda proporciona tranquilidade ao setor. A Eldorado foi repassada para o grupo holandês Paper Excellence.

"Para o Estado de Mato Grosso do Sul é importante a consolidação dessa aquisição por esse grupo canadense e nós acreditamos que isso tranquilize significativamente a população de Três Lagoas, a população sul-mato-grossense e os fornecedores de eucalipto no Estado, que tinham aí algumas preocupações", comentou.

A presença do grupo se estende por vários países, entre eles Canadá - onde a empresa adquiriu a primeira fábrica de celulose -, França e agora, Brasil. A transação foi realizada no valor de R$ 15 bilhões. Verruck afirma que a empresa não atuava no ramo da celulose de fibra curta, especialidade da Eldorado.

"Então é um player [jogador, em tradução livre do inglês] novo nesse mercado de celulose de fibra curta, mas não é um player novo na produção de celulose e na produção de papel do mercado internacional", emenda ele.

Entenda - A Eldorado produz 1,7 milhão de toneladas de celulose de eucalipto por ano. A venda já era negociada com diversos interessados, incluindo o grupo chileno Arauco, as empresas brasileiras Suzano e Fibria e a indonésia Asia Pulp & Paper.

Em comunicado enviado à imprensa, o grupo Paper Excellence ressalta que a aquisição é importante porque inclui no seu portfólio ativos de produção de celulose de eucalipto. No texto, a J&F destaca a qualidade dos ativos que compõem a Eldorado e as empresas afirmam que a negociação atendeu ao interesse das duas partes.

A Paper Excellence iniciou suas atividades em 2007, com sua primeira fábrica de celulose em Meadow Lake, no Canadá. Hoje já possui cinco fábricas no Canadá e duas na França. Juntas, elas produzem 2,3 milhões de toneladas de celulose por ano e empregam mais de 2 mil funcionários.

Nos siga no Google Notícias