A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

19/09/2011 11:57

Paraguai anuncia bloqueio em área contaminada por aftosa

Edmir Conceição
Agentes sanitários do Paraguai anunciam bloqueio na área onde foi descoberto foco de febre aftosa. (foto: ABC Color)Agentes sanitários do Paraguai anunciam bloqueio na área onde foi descoberto foco de febre aftosa. (foto: ABC Color)

Hoje de manhã o presidente interino do Senacsa, Carlos Simón Van Humbeeck, foi informado pelo presidente Fernando Lugo da decretação de estado de emergência distrital e informou a OIE (Organização Mundial de Sanidade Animal), que rebaixou o status sanitário do Paraguai.

De acordo com o Senacsa, não há riscos à saúde pública, apenas clínicos veterinários e prejuízos econômicos. Funcionários do Senacsa estão sendo colocados à disposição para análises e controle da carne consumida pela população. Já estão operando oito postos de controle sanitário para impedir a movimentação de animais na zona afetada.

Mas há denúncias de que não há vigilância sanitária nenhuma em no matadouro municipal de San Pedro del Ycuámandyyú. O chefe do Senacsa local, Victorino Giménez, disse que esse é um problema do intendente (prefeito) municipal.

A propriedade onde foi detectado a febre aftosa é administrada pelo presidente da Associação Rural do Paraguai Regional San Pedro, Silfrido Baumgarten. Na área não sai e nem entra animal.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions