ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Pedidos de falências aumentam em outubro, aponta Serasa

Camila Maciel, da Agência Brasil | 14/11/2012 10:47

O número de empresas que pediram falência em todo o país aumentou de 135, em setembro, para 152, em outubro, aponta a pesquisa mensal da empresa de consultoria Serasa Experian. O índice também é maior do que o de outubro do ano passado, quando foram registrados 131 pedidos. O segmento de micro e pequenas empresas foi o que teve maior número de requerimentos (82), seguido pelas médias (45) e grandes empresas (25).

Também é superior o número de empresas que decretaram falência. Foram 22 casos a mais em outubro (76) do que no mês anterior (54). Na comparação anual, o número é ainda maior, tendo em vista que no mesmo período do ano passado 40 empresas faliram. As micro e pequenas empresas representaram cerca de 80% do total, com 61 registros de falência.

Os pedidos de recuperação judicial em outubro (49), por outro lado, foram menores do que os requerimentos de setembro (57). O número, no entanto, ainda é superior aos 27 pedidos feitos em outubro de 2011. A maior parte dos processos também partiu de micro e pequenas empresas (22), mas o número é próximo às solicitações feitas pelas médias (18). As empresas de grande porte, por sua vez, representaram apenas 18% do total, com nove pedidos.

Para os economistas da Serasa, a queda nos pedidos de recuperação judicial é reflexo da melhora gradual da atividade econômica. “Há uma situação de maior liquidez para as empresas, que estão em melhores condições de gerar caixa devido às encomendas para o Natal, e com mais recursos financeiros para pagar seus débitos com juros mais baixos”, aponta nota da empresa.

Nos siga no Google Notícias