ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Pesquisa aponta deficiências de 14 sites de compra

Fernanda França | 20/12/2010 16:03

Pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) realizada entre os dias 14 e 28 de outubro revela as maiores deficiências dos 14 principais sites de compra do Brasil.

O levantamento envolveu a 2001 Vídeo, Americanas, Amazon, Brandsclub, Comprafacil, Extra, Fnac, Kabum, Magazine Luiza, Ponto Frio, Saraiva, Submarino, Walmart e Zêlo.

Os questionários preenchidos pelos voluntários da pesquisa foram baseados no Código de Defesa do Consumidor e nas diretrizes do Ministério da Justiça para o comércio eletrônico.

O Idec testou e comprovou que quando se trata de direitos do consumidor as lojas on-line ainda têm muito a melhorar.

Falta de informações claras, empecilhos ao direito de arrependimento, dificuldade em identificar o fornecedor e canais de diálogo escassos estão entre as falhas mais frequentes.

As facilidades de comprar algum produto em casa se depararam com o crescimento das queixas nos órgãos de proteção ao consumidor.

Nos últimos seis anos, o Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, registrou 21.497 queixas nos Procons do País contra as dez lojas on-line mais demandadas.

De acordo com o Sindec, as queixas mais frequentes dos consumidores em relação ao comércio eletrônico são: demora ou não entrega do produto, problemas de garantia, produtos com defeito, cobrança indevida ou abusiva e dificuldades para cancelar a compra.

Vários problemas

Os problemas podem começar com a dificuldade de acesso aos termos de condições gerais de contratação, falha cometida por cinco das 14 empresas avaliadas (Brandsclub, Kabum, Magazine Luiza, Ponto Frio e 2001 Vídeo).

Algumas lojas, apesar de facilitarem o acesso aos termos, não informam claramente as condições da compra durante a transação, como prazo e custo da entrega, valores adicionais e descontos. Este é o caso das Americanas, 2001 Vídeo, Brandsclub, Kabum, Magazine Luiza e Ponto Frio.

As queixas sobre desistência ou cancelamento da compra podem estar relacionadas ao fato de as lojas virtuais não informarem claramente sobre o direito de arrependimento. O problema foi identificado em nove delas:

Amazon, Comprafacil, Extra, Fnac, Magazine Luiza, Saraiva, Submarino, Zêlo e 2001 Vídeo.

Para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como é o caso da internet, o Código do Consumidor assegura o direito do consumidor desistir do produto ou serviço adquirido em até sete dias.

A loja Submarino, no entanto, além de não informar esse direito durante a compra, exige que o lacre do produto não seja violado, o que é considerado abusivo.

Também é dever da empresa oferecer todas as informações a respeito das características do produto. No entanto, a Kabum deixou de fora itens importantes, como termo de garantia e manual de uso do produto.

A maioria das empresas descreve detalhadamente os custos da transação. Apenas Extra, Ponto Frio e Saraiva falham nesse quesito. Contudo, somente Amazon, Kabum, Magazine Luiza e Zêlo alertam para os custos adicionais antes da finalização da compra.

Nas Americanas, no Extra, no Ponto Frio, no Walmart e na 2001 Vídeo não é possível modificar o pedido antes da conclusão da compra.

Nas Lojas Americanas também não é possível cancelar a transação. Se o consumidor desistir, precisa fechar a página, o que põe em dúvida se o pedido foi ou não registrado.

O problema de demora ou não entrega do produto também aconteceu durante o teste, com o Ponto Frio.

Na ocorrência deste ou de outros tipos de problema é fundamental que o consumidor consiga identificar e contatar a empresa. Entretanto, apenas as Americanas fornecem todas as informações exigidas pelas diretrizes do Ministério da Justiça (CNPJ, endereço físico, endereço virtual, endereço postal e e-mail).

Os piores casos foram o da Amazon e o do Brandsclub. As demais empresas oferecem atendimento on-line ou telefônico, mas para nenhuma delas a ligação é gratuita.

Outro lado

O levantamento do Idec deu oportunidade para as empresas justificarem as falhas. A Amazon não pôde ser notificada, pois não informa em seu site endereço, e-mail ou telefone para contato. Das 13 empresas avisadas, apenas oito responderam.

A 2001 Vídeo diz que as informações de identificação da empresa constam de seu site, mas que está trabalhando para reposicioná-las na página principal.

O Grupo Pão de Açúcar, dono do Extra e Ponto Frio, diz apenas que já está trabalhando na melhoria de seus sites.

A Fnac afirma que "os pontos levantados serão estudados para possíveis adequações".

A Kabum diz que analisou os pontos levantados pelo Idec e pede prazo de 30 dias corridos para que todos os ajustes sejam implantados de maneira eficaz e permanente.

Já o Magazine Luiza informa que incluirá o endereço e o CNPJ da empresa na página principal do site e que vai seguir a orientação do Idec de tornar as demais informações mais visíveis e claras.

O Walmart alega que em sua página há informações ostensivas sobre as condições da compra, os valores adicionais cobrados e os direitos oferecidos antes da conclusão da compra. Afirma ainda que incluirá o CNPJ na página inicial do site em 2011.

Por fim, a Zêlo avisa que as falhas apontadas pelo Idec estão sendo revisadas.

Nos siga no Google Notícias