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Economia

Petrobras anuncia redução de 14% no preço do gás natural para distribuidoras

Medida vale a partir de 1° de agosto, mas não inclui o botijão de gás usado em residências

Por Ketlen Gomes | 28/07/2025 13:34
Petrobras anuncia redução de 14% no preço do gás natural para distribuidoras
Preço do gás natural terá redução a partir de agosto. (Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras)

A Petrobras informou, nesta segunda-feira (28), que irá reduzir em 14% o preço do gás natural vendido às distribuidoras, a partir de 1º de agosto. A medida, no entanto, não se aplica ao GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o botijão de gás, e sim ao gás canalizado e ao GNV (Gás Natural Veicular).

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Petrobras reduz preço do gás natural para distribuidoras. A partir de 1º de agosto, o gás canalizado e o GNV terão redução de 14% no preço. A medida não afeta o GLP, gás de botijão.A redução reflete a queda de 11% no preço do petróleo Brent e a valorização de 3,2% do câmbio. Contratos com distribuidoras permitem ajustes trimestrais, com base nessas variações. Desde dezembro de 2022, a molécula do gás acumula queda de 32%. O preço final para o consumidor depende de outros fatores, como impostos e margens de lucro das distribuidoras.

Conforme nota publicada no site da estatal, os contratos firmados com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço vinculada à molécula do gás. As variações seguem as oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

Segundo a Petrobras, o trimestre com início em agosto será marcado por queda de 11% no preço do Brent e valorização de 3,2% no câmbio. Desde dezembro de 2022, o valor médio da molécula vendida às distribuidoras acumula redução de 32%, já considerando o corte anunciado para agosto.

A estatal também explica que a variação de preços pode mudar conforme os produtos contratados por cada distribuidora. Isso ocorre devido aos mecanismos criados em 2024, como prêmios por performance e incentivos à demanda, que podem ampliar a redução no preço da molécula.

A Petrobras reforça ainda que o valor final pago pelo consumidor inclui outros fatores, como o custo de transporte até as distribuidoras, o portfólio de suprimento, as margens de lucro das concessionárias e os tributos federais e estaduais.

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