Petrobras anuncia redução de 14% no preço do gás natural para distribuidoras
Medida vale a partir de 1° de agosto, mas não inclui o botijão de gás usado em residências

A Petrobras informou, nesta segunda-feira (28), que irá reduzir em 14% o preço do gás natural vendido às distribuidoras, a partir de 1º de agosto. A medida, no entanto, não se aplica ao GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o botijão de gás, e sim ao gás canalizado e ao GNV (Gás Natural Veicular).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Conforme nota publicada no site da estatal, os contratos firmados com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço vinculada à molécula do gás. As variações seguem as oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.
- Leia Também
- Petrobras aposta na UFN3 para atender 35% da demanda de fertilizantes do Brasil
- Preço da gasolina cai R$ 0,10 e frentistas têm expectativa de novas baixas
Segundo a Petrobras, o trimestre com início em agosto será marcado por queda de 11% no preço do Brent e valorização de 3,2% no câmbio. Desde dezembro de 2022, o valor médio da molécula vendida às distribuidoras acumula redução de 32%, já considerando o corte anunciado para agosto.
A estatal também explica que a variação de preços pode mudar conforme os produtos contratados por cada distribuidora. Isso ocorre devido aos mecanismos criados em 2024, como prêmios por performance e incentivos à demanda, que podem ampliar a redução no preço da molécula.
A Petrobras reforça ainda que o valor final pago pelo consumidor inclui outros fatores, como o custo de transporte até as distribuidoras, o portfólio de suprimento, as margens de lucro das concessionárias e os tributos federais e estaduais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.