ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Presidente entrega títulos a pescadores da divisa com PR

Redação | 20/03/2008 13:45

Em sua passagem pela região oeste do Paraná, onde assinou em Foz do Iguaçu termo de cooperação para a construção de um alcoolduto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou títulos de cessão do uso de águas públicas a 73 pescadores artesanais que residem na região do lago da usina de Itaipu, que abrange Mundo Novo e outros 28 municípios do Paraná. A solenidade contou com a presença de representantes da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Itaipu Binacional e governos do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Segundo informações do governo do Paraná, a Sealp e a Itaipu farão estudos para permitir a sustentabilidade econômica, ambiental e técnica sobre a exploração da aqüicultura ao longo da hidrelétrica. Foi a primeira vez que o preisdente concedeu esses títulos, que permitirão acessos a financiamento, seguro de safra e certificação da produção.

A grande maioria dos 700 pescadores artesanais da região sobrevive da pesca extrativista, obtendo renda de até dois salários mínimos mensais. O cultivo de peixes em uma área de dois mil metros quadrados, área prevista no título entregue por Lula, permitiria uma renda de até R$ 12 mil. Os títulos valem por 20 anos. A seleção das famílias foi feita em janeiro, em licitação não-onerosa que levou em conta a renda familiar

Nos siga no Google Notícias