ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Previsão de geada nesta semana em MS preocupa produtores de milho

Região de Dourados enfrenta estiagem desde abril; pesquisador da Embrapa afirma que formação de geada em maio é rara

Helio de Freitas, de Dourados | 06/05/2020 11:15
Lavoura de milho na região de Dourados; possibilidade de geada rara em maio assusta produtores (Foto: Helio de Freitas)
Lavoura de milho na região de Dourados; possibilidade de geada rara em maio assusta produtores (Foto: Helio de Freitas)

A chuva de menos de quatro milímetros na madrugada desta quarta-feira (6) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, interrompeu estiagem que já durava três semanas, mas ainda é insuficiente para aliviar a secura nas lavouras do milho safrinha. Agricultores de áreas nos arredores de Dourados afirmam que o plantio já sente os efeitos baixa precipitação que vem desde abril.

Outro motivo de preocupação são os alertas feitos por meteorologistas desde a semana passada sobre risco de geada em municípios da região sul de Mato Grosso do Sul nesta semana. Embora rara em maio, a formação de geada neste momento afetaria em cheio as lavouras de milho, que seriam ainda mais castigadas por causa da falta de chuva.

“Tem mínimas previstas de 5, 6 graus, mas para formação de geada precisa ser de no mínimo 4 graus”, afirmou ao Campo Grande News o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste Ricardo Fietz. Segundo ele, se ocorrer, a geada vai pegar as lavouras de milho em “fase sensível” e as perdas seriam inevitáveis.

Mato Grosso do Sul tem quase dois milhões de hectares ocupados com o milho segunda safra, conhecido como “safrinha”. A área plantada encolheu 9% em relação ao ano passado.

Como já era previsto, Fietz informou que a chuva entre a noite de ontem e a madrugada de hoje foi irregular nas regiões sul e sudoeste do Estado. “Em Dourados choveu 4 mm, em Rio Brilhante e Ivinhema, 2 mm”. A Embrapa tem estações agrometeorológicas nas três cidades.

Ricado Fietz fez levantamento nesta manhã nas estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e constatou que a chuva foi razoável apenas em alguns municípios. Jardim (41 mm), Aral Moreira (36 mm) e Amambai (25 mm) tiveram as maiores precipitações.

Estiagem - Assim como em março, abril teve pouca chuva na região sul. Em Dourados foram 56 mm, metade da média histórica do mês, de 109 mm. Houve apenas quatro dias chuvosos e a maior chuva foi de 35 mm, em 6 de abril.Amambai teve o maior índice pluviométrico no mês passado, com 136 milímetros. Itaquiraí teve 106 mm de chuva e Ponta Porã, 99.

Segundo o Guia Clima da Embrapa, abril de 2020 teve dias com grande amplitude térmica, com temperaturas amenas ou frias no início da manhã e temperatura altas à tarde. A temperatura média em Dourados atingiu 22,4°C. Em 16 dias do mês ocorreram temperaturas superiores a 30°C, com máxima de 34,7 graus no dia 2 de abril.

Nos siga no Google Notícias