A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

23/02/2012 18:08

Produção de leite em MS registra queda de 71% por hectare ao ano

Fabiano Arruda

A produtividade de leite em Mato Grosso do Sul por hectare ano é 71% inferior ao ideal, que seria de 3,5 mil litros por hectare anualmente contra os mil litros ha/ano produzidos atualmente.

Os números foram divulgados durante o Workshop Mais Leite, nesta quinta-feira, em Paranaíba, em palestra ministrada por Andre Rozemberg.

“Quem possui uma propriedade de 20 hectares deveria ter uma produção média de 191 litros por dia, o que não acontece no Estado”, indicou, segundo informações da assessoria do evento.

“Apenas quatro produtores de Paranaíba conseguem uma produção rentável, equivalente a 16 litros por vaca ao dia”, ilustrou Gustavo Henrique Vanucci da Silva, presidente da associação dos produtores de leite de Paranaíba, município que comercializa cerca de 30 litros de leite por dia, entre seus produtores e os seus três laticínios.

Os demais, ainda conforme ele, ficam na média de seis litros por dia por vaca. No interior de MS os valores do litro do produto giram em torno de R$ 0,68 a R$ 0,82.

“O produtor sente que o preço tem caído e o valor de produção tem aumentado, mas esses números se devem a lei de oferta e procura, além de ter ligação direta com a qualidade da produção”, diz Rozemberg, segundo informações da assessoria do Senar/MS, que promove o programa Mais Leite, juntamente com Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural), com a parceria dos sindicatos rurais, Banco do Brasil e BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).

O programa vai percorrer ainda os municípios de Glória de Dourados, Anastácio e em Campo Grande no dias 14 e 15 de maio.

Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions