ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Receita abre amanhã consulta ao maior lote de restituição do ano

Pagamento será feito em 30 de junho; lote contempla mais de 9,5 milhões de contribuintes

Por Ângela Kempfer | 22/06/2026 13:42
Receita abre amanhã consulta ao maior lote de restituição do ano

A Receita Federal abre, a partir das 9h desta terça-feira, a consulta ao segundo lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Mais de 9,5 milhões de contribuintes serão contemplados. O pagamento está previsto para 30 de junho, na conta bancária informada na declaração.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Receita Federal abre nesta terça-feira a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025, com pagamento previsto para 30 de junho. Mais de 9,5 milhões de contribuintes serão beneficiados, com R$ 16 bilhões em créditos, o maior lote da história em número de contemplados. A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, na área Imposto de Renda, com login no Gov.br.

Ao todo, serão liberados R$ 16 bilhões em créditos. Segundo a Receita, este é o maior lote da história em número de contribuintes beneficiados e empata, em valor, com o primeiro lote pago em 29 de maio.

Para saber se foi incluído, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, entrar na área “Imposto de Renda” e clicar em “Consultar minha restituição”. A consulta exige login no Gov.br, que pode ser feito com CPF e senha cadastrada.

A restituição é depositada diretamente na conta informada pelo contribuinte ao enviar a declaração. Caso haja erro nos dados bancários, o valor não é creditado, mas pode ser reagendado pelo Banco do Brasil em até um ano após a primeira tentativa de pagamento.

O reagendamento pode ser feito pelo site do Banco do Brasil ou pela central de atendimento, nos telefones 4004-0001, para capitais, 0800-729-0001, para as demais localidades, e 0800-729-0088, para pessoas com deficiência auditiva.

Para reagendar, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Depois disso, o contribuinte deve aguardar uma nova tentativa de crédito.

Se o valor não for resgatado no prazo de um ano, será preciso pedir a restituição pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), também disponível no site da Receita Federal. Após o login, o contribuinte deve acessar “Declarações e Demonstrativos”, depois “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.