A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

26/03/2019 08:13

Reflore MS confirma viabilidade da fábrica de celulose em Ribas

Entretanto não há informação de quando as obras serão iniciadas;

Tatiana Marin
Ribas do Rio Pardo tem mais de 215 mil ha de florestas plantadas de eucalipto. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)Ribas do Rio Pardo tem mais de 215 mil ha de florestas plantadas de eucalipto. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A solicitação de propostas para terraplanagem em área de Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros de Campo Grande, seria mesmo para o início das obras da indústria de celulose. Anunciada há 5 anos, a planta industrial volta ao centro das atenções com certa frequência, mas agora a empresa detentora do terreno está analisando o projeto.

As informações são de Moacir Reis, presidente da Reflore MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas). Segundo ele, uma empresa de fundo de investimento de São Paulo comprou o projeto da fábrica. “Eles têm como objetivo dar retorno para os investidores. Estão contratando (a terraplanagem) mesmo”, confirma.

Por outro lado, Moacir diz que ainda não é possível estipular um prazo para início das obras, mesmo com a procura de empresas para a terraplanagem. “Tem a tendência de que aconteça algo sim”, reforça. “Mas existe também muita especulação”, contrapõe, sem informar o nome do grupo.

O projeto inicial anunciado em 2014 previa planta para produção de 2,2 milhões de toneladas de celulose por ano com capacidade de cogeração de energia de 291 MW.

A localização é considerada estratégica, já que Ribas do Rio Pardo, conhecida como Cidade da Madeira, tem grande área de florestas plantadas de eucalipto. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados no ano passado apontam que em 2017 o município era o segundo do Brasil (atrás de Três Lagoas) dedicado à silvicultura, com área de 215 mil ha dos 1,1 milhão existentes no Mato Grosso do Sul. A implantação da fábrica seria importante para absorver essa oferta.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions