ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Reflore MS confirma viabilidade da fábrica de celulose em Ribas

Entretanto não há informação de quando as obras serão iniciadas;

Tatiana Marin | 26/03/2019 08:13
Ribas do Rio Pardo tem mais de 215 mil ha de florestas plantadas de eucalipto. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Ribas do Rio Pardo tem mais de 215 mil ha de florestas plantadas de eucalipto. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A solicitação de propostas para terraplanagem em área de Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros de Campo Grande, seria mesmo para o início das obras da indústria de celulose. Anunciada há 5 anos, a planta industrial volta ao centro das atenções com certa frequência, mas agora a empresa detentora do terreno está analisando o projeto.

As informações são de Moacir Reis, presidente da Reflore MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas). Segundo ele, uma empresa de fundo de investimento de São Paulo comprou o projeto da fábrica. “Eles têm como objetivo dar retorno para os investidores. Estão contratando (a terraplanagem) mesmo”, confirma.

Por outro lado, Moacir diz que ainda não é possível estipular um prazo para início das obras, mesmo com a procura de empresas para a terraplanagem. “Tem a tendência de que aconteça algo sim”, reforça. “Mas existe também muita especulação”, contrapõe, sem informar o nome do grupo.

O projeto inicial anunciado em 2014 previa planta para produção de 2,2 milhões de toneladas de celulose por ano com capacidade de cogeração de energia de 291 MW.

A localização é considerada estratégica, já que Ribas do Rio Pardo, conhecida como Cidade da Madeira, tem grande área de florestas plantadas de eucalipto. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados no ano passado apontam que em 2017 o município era o segundo do Brasil (atrás de Três Lagoas) dedicado à silvicultura, com área de 215 mil ha dos 1,1 milhão existentes no Mato Grosso do Sul. A implantação da fábrica seria importante para absorver essa oferta.

Nos siga no Google Notícias